quinta-feira, 18 de junho de 2009

De onde vem o mundo?


O valor dos mitos

O ser humano sempre quis conhecer sua origem e seu destino, e a primeira forma de responder a suas indagações sobre o Universo, a realidade e a vida foram os mitos - belas histórias que fazem parte da tradição cultural de um povo e cuja origem é desconhecida. Os poetas Homero e Hesíodo, por exemplo, principais fontes sobre os mitos gregos, não são criadores: apenas registraram os mitos contados nas tradições dos vários povos que ocuparam a Grécia.
Os povos antigos transmitiam seus conhecimentos e saberes por meio da mitologia, que influenciou a cultura de todos os tempos co suas explicações sobre a vida, a natureza e a origem dos povos, com seu sistema de valores e com suas histórias de heróis e deuses. Encontramos nos mitos importantes concepções da criação do Universo, que até hoje permanecem no pensamento humano.

De onde viemos?

Para os antigos, os mitos revelavam a verdade que o ser humano não poderia conhecer por si mesmo. Como começou tudo aquilo que ele contemplava no céu? Como, do nada, as coisas passaram a existir?
A mitologia varia muito de uma cultura para outra, mas, segundo a maioria dos mitos, no começo tudo era caos, uma escuridão vazia ou um mar infinito. Do vazio, surge o criador primeiro ou dois seres iniciais. Os criadores dão forma ao Universo, ordenando o movimento das estrelas e da Lua e criando a terá. Depois, outras divindades continuam a criação, fazendo surgir plantas, os animais e a espécie humana.
Em certos mitos, as divindades nada faziam antes da criação. Os deuses moravam dentro de um imenso “ovo cósmico”; quando esse ovo se partiu ao meio uma das metades formou o céu e a outra se tornou a terra. Chineses, astecas, africanos e hindus acreditavam nessa explicação para a formação do mundo.
Outros mitos contam que o mundo foi criado por uma poderosa deusa em forma de serpente que morava no fundo do mar. Em lendas gregas, africanas, australianas e hindus, ela vivia dentro do ovo cósmico.
Na criação, o ser humano só surge depois do aparecimento do cosmo (Universo) e das divindades. Mitos africanos, chineses e outros contam que o primeiro ser humano nasceu do barro, moldado pelos deuses como um vaso de cerâmica.
Os egípcios afirmam que os humanos foram criados das lágrimas derramadas pelo deus sol quando este reencontrou seus filhos Chu e Thefnut. Em outras explicações, os humanos nascem da terra. Para os índios norte-americanos e os gregos, por exemplo, o primeiro Sr humano teria nascido do solo.
Por parte, das Américas à Oceania, da Ásia à África, há semelhança entre os mitos que falam sobre a criação do Universo e da humanidade.
O nascimento da filosofia e, mais tarde, da ciência trouxe uma forma diferente de explicar a realidade, mas não rompeu completamente com as explicações míticas. A filosofia não conta histórias, mas procura achar uma explicação racional para tudo. A ciência procura observar os fatos.
Para os filósofos Pitágoras e Platão. O surgimento do cosmo e da ordem é atribuído à ação divina, como nos mitos. Platão explica por uma espécie de deus que organiza a matéria e dá origem a todas as coisas. Mas esse deus não é criador: é um deus organizador do caos, que estabelece a ordem cósmica.
Já outros filósofos consideram que a realidade tem explicações racionais e físicas, e não temos necessidade de recorrer aos deuses para explicar o que quer que seja. Nasceu daí o conflito de idéias que permanece até hoje na discussão filosófica e científica: para uns, o Universo foi criado ou, pelo menos, organizado por um ser inteligente; para outros, teve origem em causas naturais.

1- Faça uma pesquisa e exponha sua compreensão sobre os dois principais conceitos referentes às narrativas da criação do mundo: criacionismo e evolucionismo.
2- Qual é sua opinião sobre a seguinte colocação: "tudo na vida e na natureza pode evoluir e se modificar segundo leis naturais e físicas. Porém, isso não exclui a presença divina no Universo e nas leis que o regulam".