segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O homem e o trabalho

De onde vem a palavra trabalho? (aula 27-10)

Vem do latim tripaliare - "tortura por meio de um tripalium", instrumento feito de três paus aguçados, algumas vezes ainda munidos de pontas de ferro, no qual os agricultores bateriam o trigo, as espigas de milho e o linho, para rasgá-los e esfiapá-los.
Ainda que originalmente o tripalium fosse usado no trabalho do agricultor, para o trato do cereal, é do uso desse instrumento como meio de tortura que a palavra trabalho significou, por muito tempo, algo como padecimento e cativeiro.
Assim sendo, e aliado ao sofrimento, passou a significar esforçar-se, laborar e obrar. A evolução veio a partir do século XV no sentido que vemos hoje: trabajo(espanhol); trabalho (catalão); travail (francês) e travaglio (italiano).
Para o psicanalista e escritor austríaco Igor Caruso, "o trabalho é uma inevitavel infelicidade humana".

Atividades (aula 27/10):
1- Você concorda com a concepção do psicanalista Igor ou acha que o trabalho é uma realização humana, uma realização que faz história, seja como fardo, prazer ou obrigação?

2- Observe a obra abaixo e desenvolva um texto baseando-se nas seguintes questões:
- O que você vê nessa obra?
- O que você sente ao ver essa imagem?
- Por que o ser humano trabalha?
- Será que o principal sentido da vida é trabalhar?

Clique no link e veja a imagem com melhor qualidade: http://rpassaro.zip.net/images/por.jpg

Atividades (aula 10/11) (em desenvolvimento)

1 - Leia a letra da música dos Paralamas do Sucesso

Paralamas Do Sucesso - Capitão De Indústria

Eu às vezes fico a pensar. Em outra vida ou lugar. Estou cansado demais

Eu não tenho tempo de ter.O tempo livre de ser. De nada ter que fazer. É quando eu me encontro perdido. Nas coisas que eu criei. E eu não sei. Eu não vejo além da fumaça. O amor e as coisas livres, coloridas. Nada poluídas

Eu acordo pra trabalhar. Eu durmo pra trabalhar. Eu corro pra trabalhar. Eu não tenho tempo de ter. O tempo livre de ser. De nada ter que fazer. Eu não vejo além da fumaça que passa. E polui o ar. Eu nada sei. Eu não vejo além disso tudo. O amor e as coisas livres, coloridas. Nada poluídas

Ouça a música Capitão de Indústria:http://www.youtube.com/watch?v=scdNn8M3qME

2-Tendo por base a letra da música "Capitão de indústria", exponha sua compeensão sobre a seguinte questão: que relação a música faz entre tempo e trabalho?

13 comentários:

  1. Nome: Luiz & Bernardo
    Série: 7ª

    1- Concordo, pois nós dependemos do trabalho para sobreviver e nós escolhemos o trabalho que querem os.
    2- Nesta obra vemos escravos trabalhando, carregando sacos de comida e grãos. Nós sentimos tristeza entre os trabalhadores. O humano trabalha para ganhar poder sobreviver. Não, pois o trabalho não é essencial para todos, tem pessoas que não trabalham pois tem que cuidar dos filhos e da casa.

    ResponderExcluir
  2. 1-Na minha visão, eu não concordo com a afirmação do psicanalista, pois o trabalho é uma conquista, se você estuda, se especifíca para algo, ou seja você é bom no que faz, acaba conseguindo um bom emprego, ganhando bem, e assim não sendo uma infelicidade.
    2
    a) Pessoas trabalhando.
    b) Pessoas pobres, certamente escravos.
    c) Para receber um salário, sustentar a família...
    d)Não, mas é um grande passo para uma realização pessoal.

    ResponderExcluir
  3. 1) Não. Se trabalharmos em algo que gostamos, não seremos infelizes, estaremos alcançando a felicidade por um meio que muitas pessoas julgam ser uma "aberração para a vida". Se estivermos exercendo uma profissão do nosso gosto estaremos de bem com nós mesmos, e não infelizes; por outro lado, aquele que é forçado a exercer uma profissão que não é do seu gosto, será infeliz, como um escravo.

    2) Nessa obra podemos visualizar pessoas em um trabalho forçado, aonde provavelmente estão infelizes e sendo obrigados ao mesmo. Neste modo, a imagem nos passa uma sensação de tristeza, pois elas já estão infelizes, podendo estar trabalhando apenas para sustentar a família ou mesmo por obrigação (trabalho escravo).
    É importante para o ser humano o trabalho porque ele significa uma forma de conquista interior e também, além disso, para sustentar a família e a si próprio. Porém, não é o principal sentido da vida. Já que nem sempre o dinheiro traz felicidade, ela está presente nas coisas mais simples da vida, e cada um tem uma ideia de felicidade diferente.

    ResponderExcluir
  4. Felipe Hanel Dias 7ªsérie
    1-Não. Eu não concordo pois o trabalho não é um maquina de infelisidade, pois qundo nos trabalhamos nos estamos fazendo coisas que gostamos, com poucas excessões. Se eu escoli se vendedor vendedor por exempolo o meu trabalho sera um praser.


    2- Nessa obra eu vejo muitos homens e mulheres no terabalho pessado, com uma expresão cansada. O ser humano trabalha para ganhar dinheiro para se alimenta, comprar coisas que quer, mas algumas pessoas trabalham contra a sua vontade, no pesado, sendo escravisados no seculo 21. Para algumas pessoas sim é o sentido da vida trabalhar, para outras o sentido da vida esta nos seus filhos, seu carro e etc.

    ResponderExcluir
  5. 1- As vezes o trabalho é uma obrigação e por ser uma obrigação pode se tornar um peso em sua vida algo que lhe promova angustia.por outro lado muitas pessoas tem a possibilidade de optar por uma coisa que ele goste de fazer é uma realização pessoal. Mas ninguém é escravo do trabalho, cada pessoa escolhe e faz o que gosta de fazer.

    2- Eu vejo gente trabalhando se esforçando sentimos que o ser humano é capaz de fazer coisas, se sustentar. O ser humano trabalha para sua realização pessoal, mas sempre tem algumas pessoas que trabalham para poder viver não porque gosta de fazer isso. O principal sentido da vida não é o trabalho mas o prazer que você sente em fazer isto.

    ResponderExcluir
  6. 1- eu acho que o trabalho para a pessoa deve ser algo prazeroso.
    para algumas pessoas trabalhar é um sacrificio pois ela nao esta no ramo que sempre desejou. para otras o trabalhoi é algo que a pessoa tenha prazer em fazer.
    na minha opiniao as pessoas deven fazer do trabalho algo que lhe deixe feliz, pois o trabalho é a fonte dos prazeres pois sem ele as pessoas nao vao ter dinheiro pra satisfazer os desejos.

    2-nessa obra eu vejo pessoas trabalhando, da para sentir que elas estao fazendo esse trabalho forçado ´pois nao estao gostando, é muito sofrido, mas eles ten que trabalhar, pois o ser umano so ganha seus prazeres com o trabalho, talvez trabalhar nao seja o sentido da vida mas é algo muito proximo disso pois ele é quem traz o prazer.

    ResponderExcluir
  7. Amélia Bilhar, Débora Costella, Larissa Bianchini, Mônica Manica

    1- Na nossa opinião,o trabalho é uma realização humana, uma realização que faz história, seja como fardo, prazer ou obrigação. O trabalho é uma forma utilizada pelos individuos de alcançar a realização pessoal e intelectual, desenvolvendo seu tabalho sendo util ao próximo. Porém, pode torna-se um fardo quando excessivo. Por isso, é indispensável realizar bem o seu ofício, sem desgastar-se praticando-o em excesso.


    2- Na figura, é possível indentificar o trabalho escravo, realizado provavelmente, em fazendas de café, no sudeste brasileiro. Na pintura, podemos perceber o sofrimento destes sujeitos, que apresentam os pés deformados, uma aparencia exausta e com condições de vida muito precárias. A obra nos retrata uma triste realidade dos anos de escravidão e nos faz sentir comoção em relação aos escravos explorados fisicamente, incessantemente até sua morte. O ser humano, busca o trabalho como uma forma de sobrevivencia, pois com ele, além de conseguir uma realização íntima, ele consegue suprir suas necessidades materiais. Apesar de o trabalho ser muito importante, não pode ser considerado como o principal sentido da vida, pois este, é ser feliz.

    ResponderExcluir
  8. Respostas:
    1-Não concordamos, pois muitas vezes os trabalhos não são uma infelicidade; existem pessoas que podem escolher um bom trabalho, com uma renda alta, e que se sinta feliz, mas em muitos casos, as pessoas mais humildes, por exemplo, não tem condições de escolher um bom trabalho, e acaba exercendo por obrigação, para que tenha alguma renda. O trabalho é inevitável,pois é necessário em qualquer caso, para que você mantenha uma renda, mas em muitas vezes ele é infeliz, pois acaba sendo um trabalho cruel, ou obrigatório, pois algumas pessoas precisam trabalhar para se sustentar, mas algumas delas trabalham por prazer, pois tem um bom emprego, com boas condições

    2-Eu vejo que as pessoas que estão trabalhando estão infelizes, essas pessoas devem estar trabalhando por obrigação, e para conseguir uma pequena renda para sua família por não ter outra opção. O principal sentido da vida é viver, trabalho é um obstáculo muito importante e essencial a ser ultrapassado, se uma pessoa consegue ter prazer no seu trabalho durante toda a vida, ela aproveitaria muito a sua vida; e outras são infelizes pois talvez nem trabalhem porque querem.

    ResponderExcluir
  9. Amélia, Larissa e Monica 7ª
    2) Atualmente, a sociedade vem se tornando submissa a um regime exaustivo que a deixa oprimida, pois as coisas que ela criou estão submetendo-a, tornando-a "escrava" do próprio emprego. A necessidade de ter uma vida melhor e os padrões desta impostos pelos próprios indivíduos deixam-os fragilizados. Por isso, não se deve deixar que o trabalho ocupe todo o espaço, tempo no cotidiano, é essencial que reserve-se um tempo ao lazer.

    ResponderExcluir
  10. Laura, Rafaela e Júlia
    7ª série
    2) As vezes as pessoas não tem tempo livre, só trabalham. O trabalho, hoje em dia, vem em primeiro lugar, até mesmo antes da família e da própria felicidade. Há lugares com trabalhos diurnos e noturnos, senho assim o trabalho é ininterrupto. Para uns, o trabalho é o lugar onde se sentem mais confortáveis, e para outros são obrigados, para sustentar a família ou a si próprio.
    Logo, eles vivem para trabalhar, para servir de escravo da vida, e não desfruta-lá. É importante que tenhamos um tempo para desfrutar das belezas que a vida nos proporcionou e descanças, pois assim renderemos mais.

    ResponderExcluir
  11. Débora M. Costella
    7ª série
    2)Essa música nos faz refletir sobre um assunto muito atual dos dias de hoje. As pessoa estão mais preocupados com o trabalho do que com a própria vida. As crianças não tem mais onde brincar culpa de todas essas obras que o homem criou e gerou muita poluição, criminalidade, violência... O autor desssa música faz uma comparação com antigamente quando as pessoa tinham tempo para passear e não precisavam se preocupar com o seu trabalho, mas hoje em dia não tem como as pessoas sairem sem se preocuparem, pois como diz o autor as pessoa vivem para trabalhar e não pensam em mais nada além disso. Hoje num país capitalista, muito industrializado cada vez cresce mais o número de preocupações. Com essa música podemos refletir como era antigamente que as pessoa faziam todas as suas refeições juntas. Os pais passavam mais tempo com os filhos, saiam cedo voltavam ao meio dia e a tarde voltavam ao trabalho. Hoje não é mais assim, pois as pessoa saem cedo passam o dia intero no trabalho e muitas vezes nem olham os filhos. Assim me pergunto cade o carinho, cade o amor? Isso é passado temos que ter consciência que todos os seres humanos gostam de carinho e de amor.

    ResponderExcluir
  12. 2- Na música fala que as pessoas vivem para trabalhar, almoçam para trabalhar e muitas vezes trabalham não por vontade própria mas porque são obrigados sendo que as pessoas não tem mais lazer tempo para sua família e seus amigos e nem tem tempo para os filhos. As pessoas andam nas ruas com medo que podem ser assaltadas a qualquer momento, antigamente isso era bem diferente. Só trabalham e nem olham para as pessoas ao seu redor.

    ResponderExcluir
  13. Bernardo Gardelin Seben

    2 - A música fala que as pessoas trabalham obrigados, sem tempo para o lazer, para família, para amigos, para as coisas boas que poderia fazer no horário de trabalho. Hoje em dia as pessoas não saem mais na rua com medo que as pessoas riam dela por algum motivo, ou até mesmo por ser assaltada, coisa que a pouquíssimo tempo não acontecia. As crianças não brincam mais com seus pais, e por causa da violência as vezes as creches fecham e os pais deixam até de ir ao trabalho para arranjar um lugar para deixar o(s) filho(os). Se o homem faltava o trabalho antigamente era colocado na rua. Fechando as creches realmente é a unica forma dos pais ficarem com os filhos, pois os pais trabalham de manhã cedo até altas horas da madrugada. Está na hora da policia começar a funcionar, as creches abrirem, pois os seres humanos gostam é de amor e carinho, e para algumas pessoas, além de amor e carinho falta olhos.

    ResponderExcluir