quinta-feira, 12 de novembro de 2009

O amor é lindo e poderoso



Gente apaixonada quer ficar junto, mas amor não é só isso. Um amor de verdade impulsiona sonhos, desperta nosso lado mais generoso e protetor, transforma pessoas e histórias. Por causa dele muita gente já se tornou melhor porque encontrou um motivo mais especial para viver. Não é à toa que os desenhos animados mostram o casalzinho enamorado ouvido sinos, flutuando no ar, vendo estrelas...
Uma força tão poderosa precisa ser direcionada para não termos conseqüências desastrosas. A sabedoria popular diz que “quem brinca com fogo acaba se queimando”. Todo cuidado é pouco: queimadura de amor dói muito! Como tudo que vale muito a pena, amor bonito exige sabedoria e maturidade. Não há receita garantida para dar certo, mas há alguns caminhos que visivelmente são mais perigosos que outros.
Alguns perigos vêm de muita confusão sobre o que é e o que não é o amor. Por exemplo: Ciúme faz parte do amor? Até que ponto? Amor exige que cada um ceda um pouco em favor do outro? Onde fica o limite dessa condescendência mútua?
Outros perigos vêm de uma sociedade que transforma tudo, inclusive o ser humano, em objeto de consumo. Aí deixa de haver uma relação entre pessoas e passa a haver uma “guerrinha” disfarçada, na qual cada um quer levar mais vantagem. Além disso, objeto de consumo é facilmente descartável depois de ter cumprido a sua finalidade de dar prazer, de preencher o tédio, de alimentar o ego de quem tem necessidade de mostrar que é capaz de uma conquista.
A questão do amor relaciona-se com a prática da relação sexual, com a sua busca do prazer e com o uso do corpo como uma forma de expressão. Nesse campo, vemos algumas coisas que podem tirar o amor de rumo. Por exemplo:
- Existe uma superexposição do corpo humano, fruto de exploração comercial. Para vender seja lá o que for, usa-se e abusa-se do corpo da mulher, e agora também do corpo do homem. A intimidade das pessoas vira argumento de publicidade. O corpo em questão deve estar dentro de certo padrão estético: quem não corresponde a esse padrão é desvalorizado.
- Trata-se a relação sexual como um encontro banal, tão simples como ir ao cinema ou comprar uma roupa nova. Preocupações maiores, quando há, referem-se a evitar gravidez ou doenças sexualmente transmissíveis, como se o chamado sexo seguro desse conta de todas as questões envolvidas nesse tipo de relação.
- O ambiente, cercado de apelos sexuais por todos os lados, pode levar gente muito jovem a queimar etapas, perdendo fases bonitas e importantes do namoro e criando outros problemas.
- Estabelece-se uma espécie de obrigação de aproveitar todas as oportunidades para mostrar – sabe-se lá pra quem – que a pessoa em um sucesso em matéria de sexo. Essa preocupação estraga os relacionamentos, causando tensões que não tem nada a ver com o afeto que deveria estar se desenvolvendo.
O pior é que tudo isso, que é feito com a intenção declarada de “esquentar” a relação, pode ter efeitos exatamente contrários: a banalização diminui a emoção, a pressa acaba com a aventura fantástica que é ir conhecendo a outra pessoa e deixando o coração curtir devagar cada novidade, cada palavra, cada gesto que indica que os dois estão ficando importantes e indispensáveis um para o outro.


Atividades:


1 - No texto “O amor é lindo e poderoso” Therezinha M. L. da Cruz faz uma afirmação dizendo que estamos diante “de uma sociedade que transforma tudo, inclusive o ser humano, em objeto de consumo”. Levando em conta essa afirmação, responda: Você concorda com essa afirmação? O amor poderá ser reduzido ou prejudicado quando o ser humano é visto apenas como uma mercadoria?
2 - Explique a seguinte frase: “Sem amor, o homem torna-se árido, incapaz de encantar-se com a vida e de envolver-se com ela”.

6 comentários:

  1. Nome: Luiz & Bernardo
    Série:7ª

    1- Concordamos, pois o amor realmente é poderoso, sem ele ninguém gostaria de nós, a família principalmente e os amigos. Prejudicado, pois se fomos vistos como uma mercadoria o amor não existiria. As pessoas dão mais valor aos bens materiais, ficam sem saber o que é a vida.
    2- Sem o amor o homem vira uma pessoa solitária, amarga sem conhecer as coisas boas e legais que a vida tem para nos dar. O homem tem de aproveitar a sua vida tanto para trabalhar, se divertir e ficar com sua família, e só consegue isso com amor e carinho.

    ResponderExcluir
  2. 1- Sim, pessoas vendem o corpo para viver, mas algumas fazem isso porque não quiseram estudar, não tem escolha porque irão morrer de fome, sede, sem nada. Muitas vezes o ser humano é visto como mercadoria. O exemplo disso são as prostitutas. As novelas estão cada vez mais pesadas, sendo que tudo vira banal. As pessoas são influenciadas pelas outras, queimam etapas da sua vida porque um amigo seu fez tal coisa.
    2- O homem precisa de amor para viver. Amor familiar, amor de pessoas que o querem bem, o mesmo caso são as mulheres que precisam estar bem, bem com seu corpo para estar bem com si mesmo. O que adiantaria termos tudo e não termos amor das pessoas, buscamos as coisas para sermos reconhecidos pelas pessoas.

    ResponderExcluir
  3. 1- Sim, em certos casos, uma mulher bonita é um premio para os homens, eles namoram e viram o "pegão" e começam a se achar.
    2- Sem amor o homem perde um poco de gosto da vida, porque amor faz parte da vida,muitas vezes o combustivel do homem é a mulher, dinheiro e prestígio entre os amigos, sem isso o homem se sente infeliz.

    ResponderExcluir
  4. Felipe Hanel Dias 7ª
    2- A mulher para um Homem a mulher é o seu desejo maior e sem ela,muitos homems não conseguem vivir sem uma mulher são poucos os que conseguem viver sem uma mulher.
    1- Sim, pois certos casos casas algumas crianças vem um mulher na TV e se apaixonam pela aquela mulher e comesam aguir como o pesonaguem de TV, pulando em muitos casos o melhor da vida a infancia.

    ResponderExcluir
  5. Amélia Bilhar, Débora Costella, Laura Favretto, Larissa Bianchini, Monica Manica
    7ª série

    1) Sim. Atualmente, a sociedade vem tornando-se cada vez mais fútil, banal, por meio da comercialização do ser humano, como forma de atrair mais consumidores e assim obter mais lucros por meio do comércio. Esta prática é desonrosa e, indiretamente, acaba por rebaixar o ser humano, não dando importancia aos seus sentimentos, emoções e ao próprio corpo- utilizado de forma imprópria para promover que alguns poucos privilegiados que sobrepõem-se sobre os demais por uma publicidade enganosa.

    2) O homem, sem o amor e o afeto entre si, torna-se vazio, sem ideais e motivos para atingir um objetivo. Como dizia Camões " o amor é um cuidar que se ganha em se perder", ou seja, sem o amor, a pessoa não valoriza as coisas pequenas, porém tambem significativas, da vida, ganhar não é tudo, pois se aprende errando e sem o amor, essa consepção não é possível.

    ResponderExcluir
  6. Rafael S. e Andreas
    Hoje em dia as novelas, filmes e até propagandas pdoem vir a exitar os jovens a antecipar o inicio de sua vida sexual, assim podendo prejudicar a melhor parte de suas vidas.E isso acontece principalmente por influencia de amigos ou amigas.
    2-Todos nós prescisamos amar algum dia mesmo sem querer, alguns dizem que não querem ter filhos e nem casar, mas quando ficarmos velhos com certeza iremos nos arrender, e iremos perguntar a si mesmo porque eu não casei não tive filhos, proque eu não amei.Então vale naõ amar?

    ResponderExcluir