quinta-feira, 8 de julho de 2010

O homem e o trabalho - 7ª série

De onde vem a palavra trabalho? (aula 27-10)
-
Vem do latim tripaliare - "tortura por meio de um tripalium", instrumento feito de três paus aguçados, algumas vezes ainda munidos de pontas de ferro, no qual os agricultores bateriam o trigo, as espigas de milho e o linho, para rasgá-los e esfiapá-los.
Ainda que originalmente o tripalium fosse usado no trabalho do agricultor, para o trato do cereal, é do uso desse instrumento como meio de tortura que a palavra trabalho significou, por muito tempo, algo como padecimento e cativeiro.
Assim sendo, e aliado ao sofrimento, passou a significar esforçar-se, laborar e obrar. A evolução veio a partir do século XV no sentido que vemos hoje: trabajo(espanhol); trabalho (catalão); travail (francês) e travaglio (italiano).
Para o psicanalista e escritor austríaco Igor Caruso, "o trabalho é uma inevitavel infelicidade humana".
-
Atividades (aula 09/07/2010):
1- Observe a obra abaixo e desenvolva um texto baseando-se nas seguintes questões:
- O que você vê nessa obra?
- O que você sente ao ver essa imagem?
- Por que o ser humano trabalha?
- Será que o principal sentido da vida é trabalhar?

Clique no link e veja a imagem com melhor qualidade: http://rpassaro.zip.net/images/por.jpg
-
2- Leia a letra da música dos Paralamas do Sucesso
-
Paralamas Do Sucesso - Capitão De Indústria
-
Eu às vezes fico a pensar. Em outra vida ou lugar. Estou cansado demais.
-
Eu não tenho tempo de ter.O tempo livre de ser. De nada ter que fazer. É quando eu me encontro perdido. Nas coisas que eu criei. E eu não sei. Eu não vejo além da fumaça. O amor e as coisas livres, coloridas. Nada poluídas.
-
Eu acordo pra trabalhar. Eu durmo pra trabalhar. Eu corro pra trabalhar. Eu não tenho tempo de ter. O tempo livre de ser. De nada ter que fazer. Eu não vejo além da fumaça que passa. E polui o ar. Eu nada sei. Eu não vejo além disso tudo. O amor e as coisas livres, coloridas. Nada poluídas.
-
-
Ouça a música Capitão de Indústria:
-
2-Tendo por base a letra da música "Capitão de indústria", exponha sua compeensão sobre a seguinte questão: que relação a música faz entre tempo e trabalho?

8 comentários:

  1. 1- O que você vê nessa obra? Vejo muitas pessoas trabalhando, parecem ser escravos carregando sacos de café.
    - O que você sente ao ver essa imagem? Ao ver essa obra sinto que essas pessoas eram muito exloradas, e sua vida era muita precária.
    - Por que o ser humano trabalha? O ser humano trabalha porque, ele prescisa ter seu próprio sustento, e também o homem prescisa ter algum
    "passatempo" pois o trabalho ao mesmo tempo que sustenta, aumeta a auto-estima de uma pessoa.
    - Será que o principal sentido da vida é trabalhar? Não, pois o ser humano não vive apenas de trabalho, ele prescisa de mais que isso, ou seja uma vida pessoal, etc.
    2- Tendo por base a letra da música "Capitão de indústria", exponha sua compeensão sobre a seguinte questão: que relação a música faz entre tempo e trabalho? A relação é que hoje em dia as pessoas ocupam muito os seus tempos trabalhando, e dai eles não tem mais tempo para realizar outras atividades. Assim sobrecarregando eles.
    Pietra Cecchin,Pietra Zoppas, Marina Boito

    ResponderExcluir
  2. Essa obra de Portinari relata a dura realidade vivida pelos escravos que trabalhavam nas fazendas de café no interior paulista. A realidade da época era difícil, pois trabalhavam muito e não tinham recompensa, tinha uma alimentação disregráda e dormiam pouco, e o pouco que dormiam era desagrádavel. Da para perceber que eles sofriam muito, pois o trabalho era forçado, intenso e disagrádavel.
    O homem trabalha pelo dinheiro, pois sem ele não há como sobreviver na sociedade atual. Apesar de não ser tudo na vida, não a quem possa viver sem dinheiro, pois ele nos dá alimento, casa e conforto. Para alguns, desde o tempo de escola sonhamos com a nossa profissão, o trabalho influencia muito na auto-estima do ser humano, pois quando ele tem realizações profissionais em seu trabalho, ele se sente realizado, mas claro que pra viver bem é necessesário trabalhar, para teruma vida tranquila do lado de quem ama.
    NAURA DANIELI MARCON , GABRIEL RODIGUERO.
    7ª SÉRIE.

    ResponderExcluir
  3. 1) Nesta obra nos vimos escravos trabalhando no cafezal,para o sustento de seus patrões,era assim que os escravos viviam na época.
    2) Cansaço,fome,sede,tristeza,calor,suor,raiva.
    3) O ser humano trabalha para o seu sustento, para manter sua familia honestamente,mantendo suas contas em dia.
    4) Não porque prescisamos de um tempo de lazer com a familia,com os amigos, mas também o trabalho é fundamental mas não como cuidar da familia.
    Componentes:Gabriela, Matheus e Victória.

    ResponderExcluir
  4. 1)
    a) Nesta imagem, vemos muitas pessoas trabalhando em busca de liberdade. Nos sacos que estão levando sobre a cabeça, devem estar cheios de café ( provável melhor produto para se comercializar no país na época).

    b) É uma imagem lamentável, pois naquela época os negros eram escravos, sendo mal tratados, sem higiene, trabalhando mais de 18 horas por dia, para poder sobreviver, com todo esse pensamento nós sintimos uma tristeza ao olhar esta foto.

    c) O ser humano, trabalha muito porque gostam, e outros apenas trabalham para sustentar sua família, na nossa opinião, na hora de escolher a sua profissão, devemos pensar bem, pois é uma coisa que iremos fazer para o resto de nossas vidas, se não gostarmos, ficaremos estressados com tudo.

    d) Temos que trabalhar, mas a vida é uma pequena passagem , então devemos curtir esta passagem o máximo que pudermos, pois esta vida passa rápido.

    2- Nossas opiniões sobre a música são simples, o vocalista quis representar que o planeta está tudo ligado ao trabalho, e isto não é certo, pois como já falamos antes, a vida passa rápido.


    Hugo e Rodrigo.

    ResponderExcluir
  5. 1) Na obra, vejo muitas pessoas trabalhando, a maioria esta carregando, provavelmete, sacos de café. Parecem escravos, ou seja, estão sendo obrigados a trabalho forçado, e não estão, provavelmente, na época da revolução industrial, pois os meios de corregamento são manuais e primitivos. Provavelmente estão no Brasil, onde essa cultura mais se desenvolveu. Vendo essa obra, eu tenho a impressão, um sentimento de tritesa, pois os escravos relatados, paracem tristes e desgastados com o trabalho forçado, mas todavia, fico feliz em ver a prosperidade dessa fazenda cafeeira.
    O trabalho, exciste desde a existencia do homem, e consequentemente, vem evoluido vunto com a ciencia e a tecnologia. E o ser humano, se tornava cada vez mais dependente do mesmo, ainda mais quanto o trabalho começou ser remunerativo e materalista. Então, o ser humano, em muitos casos, atualmente, trabalha com o intuito de ser remunerado em forma de dinheiro, para poder se suntentar e o mais importante é para sentir o prazer de uma sociedade consumista. Mas, porém, nem todos tem esse mesmo pensamento, muitos trabalhos pela altossastisfação própria.
    Na minha opinião o maior sentido da vida é viver, realmente é isso, mas nem todos pensam com esas maneira. Há pessoas que sepre preferem o dinheiro do que a afeição familiar, preferem o sucesso para que haja uma realização pessoal no sentido profissional. Enquanto o nosso tempo aqui na terra dura, temos que aproveitar ao máximo, ainda quando temos uma fámilia unida, em que em qualquer momento está lá para nos acolher.


    2) A musica fala do tempo gasto do homem com o trabalho, fala das modifiações feitas pelo mesmo, fala da vida repetitiva e tediosa de uma pessoa que só se importa com o trabalho, mas vem um sentimento de tristesa e envolve o mesmo e o desejo interminal surge e a vontade de desistir do que já esta feito é grande, mas ao ver que não sabe como fugir, como escapar da cama de gato feita por ele mesmo, não ve mundo diferente do dele, mundo com coisas bonitas, as quais existem , mas muitos acham que são meras coisas que não sao importantes para a exitencia. Mas um dia reflete sobre isso, e ve que as coisas que ele mesmo fez, não são de reconhecimento, são feias, que estragaram as paisagens, as coisas bonitas da vida, e que tudo sevirou contra ele mesmo.

    Talissa Bianchini - 7ª série

    ResponderExcluir
  6. 1
    * Nesta imagem posso ver,varias pessoas trabalhando, carregando em sacos, baldes na mão o café, pelo jeito o produto da região.

    * É uma imagem marcante, pois mostra sa. Pessoas trabalhando, cansadas e não podendo parar de trabalhar (Trabalho escravo), carregando café de um lado para outro, algumas pessoas com sacos outra com baldes, alguns separando o café.

    * Para arrecadar dinheiro, para ter uma vida melhor, se tiver família e filho conseguirem ajudar com o dinheiro que consegue trabalhando.
    Pois nos sem dinheiro não conseguimos compra comida, roupas que são coisas essenciais.

    * Não o trabalho não e a principal coisa da vida, tem varias coisas que são mais importante que o trabalho.

    2-A musica fala que hoje em dia nos perdemos muito tempo trabalhando, e assim nos não cor timos a vida. E então e só trabalho.

    HARRISON

    ResponderExcluir
  7. 1) Vemos nesta obra como as pessoas se esforçam para trabalhar para viver. O esforço é grande, as pessoas tentam fazer de seu melhor para trabalhar e ganhar seu sustento.
    O ser humano tem, acima de tudo, a vontade e a necessidade de trabalhar. "O trabalho dignifica o homem", o trabalho nos dá sustento, vida e orgulho, fazendo ser um dos principais sentidos da vida: o trabalho. O trabalho é a fonte de outras coisas que poderemos fazer em nossas vidas.


    2) O trabalho ocupa geralmente, a maior parte dos nossos dias e vidas, para muitas pessoas, a vida é somente trabalhar e trabalhar, sem haver tempo para o lazer e diversão



    Angelo, Filipe e José.
    7ª série

    ResponderExcluir
  8. 2) Na musica o trabalhador parece que vive apenas para trabalhar, nao tem liberdade para viver a vida.O trabalhador precisa tomar consciencia de suas situação , analisar de maneira crítica seu trabalho .A musica fala tambem que quando ele acha tempo pra pensar ele percebe que nao criou nada para ele, apenas trabalhou

    ResponderExcluir