segunda-feira, 4 de maio de 2009

Continuação das atividades baseadas no tema "LIBERDADE"


Obra de arte "Mulheres correndo na praia" de Pablo Picasso. (Já trabalhada)
1 Leia o trecho do texto “Ética para meu filho” de Fernando Savater (p. 29-30):

“Na realidade existem muitas forças que limitam nossa liberdade, desde terremotos e doenças até tiranos. Mas nossa liberdade também é uma força no mundo, nossa força. No entanto, se você conversar com as pessoas verá que a maioria tem muito mais consciência do que limita sua liberdade do que da própria liberdade. Muita gente lhe dirá: “Liberdade? Mas de que liberdade você está falando? Como podemos ser livres se nos fazem a cabeça através da televisão, se os governantes nos enganam e nos manipulam, se os terroristas no ameaçam, se as drogas nos escravizam, e se, além de tudo, não tenho dinheiro para comprar uma moto, que é o que eu desejaria?”Se você prestar um pouco de atenção,verá que aqueles que falam assim parece estar se queixando mas, na verdade, estão muito satisfeitos por saber que não são livres. No fundo, eles pensam: “Ufa! Que peso tiramos de cima de nós! Como não somos livres, não podemos ter culpa de nada que nos aconteça...” Mas tenho certeza de que ninguém – ninguém – acredita de verdade que não é livre, ninguém aceita tranquilamente que funciona como um mecanismo inexorável de relógio ou como uma térmita. Podemos achar que optar livremente por certas coisas em certas circunstancias é muito difícil (entrar numa casa em chamas para salvar uma criança, por exemplo, ou enfrentar um tirano com firmeza) e que é melhor dizer que não há liberdade para não reconhecermos que preferimos livremente o mais fácil, ou seja, esperar os bombeiros ou lamber as botas de que está pisando em nosso pescoço. Mas em nossas estranhas alguma coisa insiste em dizer: “Se eu quisesse...” Resumindo: ao contrário de outros seres, animados ou inanimados, nós podemos inventar e escolher, em parte, nossa forma de vida. Podemos optar pelo que nos parece bom, ou seja, conveniente para nós, em oposição ao que nos parece mau e inconveniente.”


2 Comparando suas idéias com as idéias até então debatidas e com as idéias apresentadas no texto realize a seguinte atividade:

- Construa um texto sobre o tema: “Liberdade e responsabilidade”.

Perguntas que poderão auxiliar:

O que é ser livre?
Somos realmente livres?
Qual é a relação entre liberdade e escolha?
Posso fazer escolhas se não sou livre?
Se sou livre posso escolher fazer tudo o que eu quiser?
Minhas escolhas poderão prejudicar a mim e aos outros?
È possível sermos livres e ao mesmo tempo assumir responsabilidades ou regras?
Se suas escolhas forem irresponsáveis, poderá tirar a liberdade de outras pessoas, ou vice-versa? (ex: transitar pela avenida a 120KM/H ou bater nos colegas).
Podemos ser livres em um mundo de irresponsabilidades ou onde todos possam fazer o que quiserem?
Como saberei se minhas escolhas são boas ou más?

3 Pesquisar sobre o filósofo Jean - Paul Sartre, trazendo informações sobre o seu pensar, idéias, pensamentos, biografia, obras, para ampliar os conhecimentos já vistos.
4- Para a próxima aula, trazer a pesquisa proposta na aula anterior sobre a Estátua da Liberdade e seu significado dentro do contexto americano - construção, símbolo, ponto turístico etc.

10 comentários:

  1. Olá possoal, vamos fazer as atividades com muito cariho e atenção...abraço a todos...

    ResponderExcluir
  2. Nome:Guilherme Série:8ª
    1-Perguntas sobre o video "Segurança fruto da justiça"

    a)Os jovens são autores ou vitimas da violência?

    b)Os policias são violentos?

    c)Porque existe violência?

    2-Texto "Paz é fruto da justiça"

    Os jovens podem ser autores e vitimas da violência pois o que mais acontece é acidentes por jovens embriagados.
    A violência é fruto da ação do homem que não sabe pensar antes de agir.
    Policias são violentos (mais com pessoas de classe baixa) quando necessarios mas na maioria das vezes são descuidadoss e deixam de cuidar aquelas pessoas erradas e cuidam somente as pessoas que fazem o certo, que seguem a lei.
    Por isso não existe paz sem justiça, só haverá paz quando nós seres humanos sermos justos uns com os outros, se colocando no lugar do outro e quando tivermos tudo isso teremos a nossa paz a paz do outro e paz de todo mundo.

    ResponderExcluir
  3. Nome: Bernardo Gardelin Seben
    Idade: 12
    Série: 7ª

    A pessoa tem total liberdade de ser livre. Ele escolhe se quer ser livre ou não. Mas nem sempre isto é possivel. Existem muitas coisas que impedem você de ser livre, como a falta de segurança. Somos realmente livres? Não, não somos livres para fazermos o que quisermos, pois a gente, quando nasce, precisamos de responsáveis. Qual é a diferença entre liberdade e escolha. Na liberdade de escolha, você pode escolher o que quiser, a qualquer hora. Na liberdade, você está livre para fazer o que quiser, mas sempre respeitando as leis. Posso fazer escolhas se não sou livre? Quando não sou livre, eu posso escolher tudo, menos ser livre. Eu posso escolher gostar do leite desnatado, e odiar o leite integral. A única coisa que não podemos escolher, é a liberdade.

    ResponderExcluir
  4. LIBERDADE
    Ser livre é poder fazer suas próprias escolhas, viver sua vida com liberdade. Nem todas as pessoas são livres, hoje em dia ainda existe a escravidão em alguns lugares do mundo não ganham nem salário para trabalhar só um pouco de comida para viver e aida apanham.
    Você pode ser livre, mas cumprindo com as leis que são úteis para a sobrevivência de todos.
    Todos podem fazer escolhas para a sua vida mas cumprindo com regras, mas tem que ser escolhas responsáveis e pensadas.

    Nome:Luiz Ari Calegari e Pedro Panisson
    Série:7ª

    ResponderExcluir
  5. Rafaela e Laura
    7ª série
    "Liberdade e responsabilidade"

    Todos nós temos liberdade de escolha, mas presisamos ir com moderação, para não termos graves consequencias. Somos livres até o ponto em que respeitamos as regras e os outros, e a responsabilidade sobre nossos atos.
    Temos que escolher o melhor para nós e para todo o mundo, assim haverá mais liberdade e paz na Terra.

    ResponderExcluir
  6. Nome: Amélia M.B Bilhar; Débora M.Costella e Larissa Bianchini
    Série: 7ª

    Liberdade e responsabilidade

    Ser livre é ter liberdade de expressão, mas respeitando os direitos do próximo.
    Podemos dizer que somos livres, mesmo com a televisão, o computador e ações cotidianas de pessoas circunstânciasis nos afetam, tirando muitas vezes nossa liberdade de expressão ou livre arbitrio.
    Todos nós temos o direito de escolher se somos ou não livres por meio das nossas atitudes diárias.
    Não podemos coma nossa liberdade exagerada praticar atos inconsequentes que possam prejudicar outras pessoas.
    A partir do momento que adquirimos a liberdade consequentemente alcançamos mais responsabilidade nas nossas atitudes.
    Deste modo, a liberdade é essencial mas ela traz consigo uma "carga" extra de responsabilidade.

    ResponderExcluir
  7. Júlia e Mônica 7ª disse...
    Texto sobre liberdade:
    Ser livre é poder fazer o que quiser, quando quiser, sem ter ninguém para interferir, mas ao mesmo tempo é ter obrigações e deveres. Consideramos, que apenas para sermos realmente livres, deveríamos para isso, vivermos sozinhos e fazer o impossível em apenas alguns minutos.
    Mesmo sabendo que para sermos realmente livres deveríamos fazer coisas impossíveis e mesmo assim termos deveres e obrilações para cumprir, mas elas não nos impedem de sermos livres, pois sem elas, a liberdade não seria possível.
    Não podemos escolher fazer tudo que quisermos, mas algumas escolhas sempre vem para o bem.Dependendo a escolha, ela poderá afetar a vida de mim e dos outros, por isso, devemos prestar muita atenção no que fazemos e escolhemos para nossa vida.
    É possível sermos livre e termos responsabilidade ao mesmo tempo, pois são elas que nos dão segurança e a base para o futuro.
    Se nossas escolhas não fossem responsáveis, a liberdade das pessoas que convivem ao nosso redor, seria limitada.Pois, elas teriam que cuidar muito nas coisas que fazemos e assim, não teremos uma noção se elas irão gostar ou não do que estamos fazendo.
    Não podemos ser livres, em um mundo de irresponsabilidades ou onde todos possam fazer o que bem quiserem, pois, junto com a liberdade, há obrigações que devemos cumprir para que ela seja executada de uma maneira certa e não prejudicial aos outros, de uma forma negativa.
    Apenas saberemos se nossas escolhas são boas ou más, com os erros e acertos da vida, vamos vivendo e aprendendo.

    ResponderExcluir
  8. “A ciência e a filosofia surgem para desmistificar o mundo e as concepções até então construídas pela religião, pelos mitos e pelo senso comum.. Elas nascem juntas para deixar de lado as metáforas e as analogias e vão usar de um preceito básico: A demonstração através da racionalidade.
    Tanto que os cientistas antes eram chamados de filósofos.

    Mas, apartir do século XVII a Ciência se afasta da filosofia. e se aproxima da técnica.
    A ciência é empírica, experimental e metódica, a filosofia não tem essa preocupação. Para filosofar não é preciso necessariamente fazer experimentos e utilizar de determinados métodos como na ciência.

    Como também a ciência apresenta-se como um conhecimento totalmente claro e preciso enquanto a filosofia não. Ela se caracteriza mais pela liberdade em relação a esses preceitos que são indispensáveis na ciência.” Nim Amorim.

    Junior 8° série

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito desse texto. Parabéns pela escolha!

    ResponderExcluir