terça-feira, 19 de maio de 2009

A verdade está em toda parte?



Ensino Religioso


Há diversos modos de encararmos as religiões. Eis a mais tradicional: conhecemos apenas a nossa religião e achamos que só ela está com a verdade. Consideramos todas as outras falsas, problemáticas e até perigosas, fechando-nos em nossa fé de maneira radical e intolerante. Foi essa postura que gerou as guerras religiosas e o fanatismo de todos os tempos.
Outro ponto de vista é considerar que todas as religiões são manifestações da verdade – embora, é claro, vejamos a nossa como a mais verdadeira. Mas o fato de estarmos convictos da verdade de nossa fé não significa que as outras também não possam ser verdadeiras, ou, pelo menos, ter muitas verdades. Será que a verdade caberia numa única religião? Será que a verdade caberia numa única religião? Será que apenas um grupo detém toda a verdade e os outros estão excluídos? A idéia de que a verdade está em toda parte aproxima-nos de todas as criaturas humanas, permitindo-nos ver nelas traços em comum e perceber a universalidade de muitos preceitos religiosos.
Há, ainda, um terceiro ponto de vista, de algumas correntes da antropologia e da sociologia: a religião seria um fato social e cultural, e não espiritual e sagrado. Ela é uma criação humana e tudo o que as pessoas crêem faz parte de um mundo imaginário. E mais: não há nada em comum entre as diversas manifestações religiosas, pois elas são frutos das culturas e das circunstâncias históricas de cada época. Evidentemente nenhuma religião partilha esse ponto de vista, pois significaria declarar que não existe verdade em suas crenças. (INCONTRI, Dora; BIGUETO, Alessandro C. Todos os jeitos de crer: ensino inter-religioso. São Paulo: Ática, 2005.)
  • Atividades:
  • 1- Fazer um pesquisa a fim de compreender as possíveis diferenças entre as verdades da religião e as buscadas pela filosofia e pela ciência.
  • 2- Responda as seguintes questões, buscando expor suas idéias sobre a verdade:
  • a) Na sua opinião, o ser humano pode ter alguma certeza?
  • b) As verdades da religião, as verdades da ciência e as idéias propostas pela filosofia são confiáveis?

29 comentários:

  1. A religião na minha opinião é o tipo de crença qui a igreja ocupa pra ganhar dinheiro... Eu axo qui a igreja não passa de uma empresa. Mas essa empresa cultu-a a fé i mantem o povo em comunidade por isso ela é importante...
    A religião e a fé faz com que todos acreditem em tudo o que a fé diz... sem analizar o perfil da ciencia que comprova todos os acontecimentos... ou boa parte deles. axo que devemos analizar o que a igreja fala i fazer a nossa propria religião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo totalmente de seu pensamento.
      Não seja tão medíocre ao ponto de falar coisas como estás anjo. Você realmente precisa muito do que aprender, começando pelo seu português ruim. Sinto muito se pensas que a igreja seja apenas para ganhar dinheiro, é uma pena que pense assim. Sinto muito por você ainda não ter capacidade de entender as coisas.
      Boa sorte!

      Excluir
  2. A religião e a ciência são duas formas de educação que não se dão muito bem, enquanto a ciência tenta explicar tudo através das questoes e xatas, e a religião busaca explicar tudo atráves de Deus então é muito complicado saber as verdades entre as duas, ambas estão erradas. A filosofia é uma pensamento qual pode-se unir essas duas coisas e porisso é tão complexa... A filosofia é uma grande forma de se pensar hoje em dia!

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião a maioria das igrajas hoje no Brasil não estão preocupadas com a fé com a religiosidade em si mas em ganhar dinheiro do povo e a maioria usa da igeja da riligiosidade das pessoas para cometer crimes e usar de sua popularidade para se tornar politico

    ResponderExcluir
  4. A minha opinião é que a igreja é uma empresa... feita para enganar muitos e ganhar dinheiro em cima de pessoas inocentes... como existem muitos tipos de igrejas pois é um negocio lucrativo...
    a filosofia pode-se usar a razão, um conhecimento seguro mas que quase ninguêm usa.

    ResponderExcluir
  5. "Seita (< latim secta = "seguidor", proveniente de sequi = "seguir") é conceito originariamente sociológico e é utilizado para designar, em princípio, simplesmente qualquer doutrina, ideologia ou sistema que divirja da correspondente doutrina ou sistema dominante (ou mais de um, quando for o caso), bem como também para designar o próprio conjunto de pessoas (o grupo organizado ou movimento aderente a tal doutrina, ideologia ou sistema), os quais, conquanto divergentes da opinião geral, apresentam significância social.

    A Religião pode ser definida como um conjunto de crenças relacionadas com aquilo que a humanidade considera como sobrenatural, divino, sagrado e transcendental, bem como o conjunto de rituais e códigos morais que derivam dessas crenças.


    Filosofia (do grego Φιλοσοφία: philos - amor, amizade + sophia - sabedoria) modernamente é uma disciplina, ou uma área de estudos, que envolve a investigação, análise, discussão, formação e reflexão de idéias (ou visões de mundo) em uma situação geral, abstrata ou fundamental."

    Religia acredita que se existe um deus maior
    onde que tudo e feito pela vontade divina
    Enquanto a filosofia dicute isso alguns dizendo que sime nao
    porem
    nao podemos esquecer da cienca que ja provou e continua provando qeu existem fatos para o que temos hoje no mundo
    na minha opiniao cada um acrdita no que quiser
    Guilherme Fassina

    ResponderExcluir
  6. -HELOÍSA DALZOTTO :]
    PESQUISA;

    Falar sobre verdades religiosas ou cientificas é um assunto delicado, pois hoje em dia as pessoas têm cada vez mais pensamentos, e se tocando mais das coisas, e percebendo que nem tudo o que falam é verdade.
    Bom, em minha opinião as coisas que falam sobre RELIGIÃO não são totalmente aceitáveis, só pelo fato de que são coisas impossíveis de acontecerem. A religião prega várias coisas, como: deus criador de tudo, pai de todos, fez milagres, acredite nele, ele te ama... Entre muuitas outras coisas desse tipo. Falam que temos que ter fé em deus, que ele irá nos ajudar. Tem pessoas que acreditam, mas eu acho que não é bem assim, não são coisas comprovadas. Bem ao contrario das coisas CIENTIFICAS, que são comprovadas, e aí podemos acreditar, são coisas comprovadas a partir de fatos. E também tem o pensamento FILOSÓFICO, que tenta explicar os pensamentos dos filósofos. Eu acho que devemos ter um meio termo, não criticar a religião e falar mal, mas sim acreditar no que quiser e respeitar a opinião de todos. :]

    ResponderExcluir
  7. disse...
    Para muitas pessoas, não existem muitas diferençasmas,
    A Religião pode ser definida como um conjunto de crenças relacionadas com aquilo que a humanidade considera como sobrenatural, divino, sagrado e transcendental, bem como o conjunto de rituais e códigos morais que derivam dessas crenças.

    Filosofia (do grego Φιλοσοφία: philos - amor, amizade + sophia - sabedoria) modernamente é uma disciplina, ou uma área de estudos, que envolve a investigação, análise, discussão, formação e reflexão de idéias (ou visões de mundo) em uma situação geral, abstrata ou fundamental.
    JoÃo AnDreoLLa

    ResponderExcluir
  8. A religião sempre buscou explicaçoes impossiveis, e coisas infundadas, pelo simples motivo de nao ter conhecimento o bastante para descobrir a realidade, e a ciencia e a filosofia, sempre buscaram explicações mais voltadas para a razão, sem misticismo nenhum, a igreja, cometeu muitos erros, falhas, mas tem muitos seguidores, e a ciencia, sempre teve o bom senso de procurar explicaçoes reais, em vez de ficar acreditando em um livro antigo, a diferença vive de útopia, e a ciencia busca a cada dia conhecer o ser humano, e o planeta em que vivemos.

    AUGUSTO SITTA

    ResponderExcluir
  9. todas as religiões são manifestações da verdade – embora, é claro, vejamos a nossa como a mais verdadeira. Mas o fato de estarmos convictos da verdade de nossa fé não significa que as outras também não possam ser verdadeiras,

    "Para mim a principal diferênça é que na ciência qualquer coisa para ser considerada verdadeira tem que ter uma prova cientifica irrefutável que obedece a um método, o chamado método cientifico, o qual tem algumas etapas que têm que ser escrupulosamente seguidas e os resultados são observados por outros, que comprovam a sua veracidade através da observação directa dos resultados de experiências, tendo sempre em consideração que o método foi seguido à risca"

    "Quanto à religião, são um conjunto de crênças e mitos que foram sendo criados ao longo dos tempos."

    para mim a religiao parte para a crença ja a ciencia, é uma eterna corrida em busca da verdade, atraves da compravao!!!!

    ResponderExcluir
  10. Guilherme Borgo 8ªSérie

    A filosofia é a mãe de todas as ciências. A partir de processos empíricos de investigação, a filosofia se propõe o desafio de explicar os fenômenos que envolvem a existência.

    A ciência de modo geral, pode ser compreendida como o campo do conhecimento factível.

    Quanto à religião, pode-se definir como uma tradição que tenha um registro cultural, transmitido de um adepto para outro por meios orais ou escritos.

    Resumindo:

    Ciência: Usa a tecnologia e estudos, compravados por meio de fatos e acontecimentos.
    Filosofia: Usa teorias de antigos filosofos para se basear nos fatos decorrentes da história, questionando a religião e a ciência.
    Religião: Acredita em sua fé como ponto de partida.

    ResponderExcluir
  11. A religião é sem espaços para questionamentos, como se fosse uma verdade pronta e acabada. Ou acredita na doutrina, através da fé, ou não.

    A filosofia busca explicar os fatos sob os caminhos da razão e da lógica, fornecendo teorias que permitem uma explicação para determinado fato. A filosofia está em constante mudança.
    a Ciência tem uma resposta mais exata que acham atravez de experiencia e comprovam suas teorias.
    Cada um tem um jeito de pensar a defende sua religião, acha que nela pode encontrar a saída de muitos problemas. Intão não devemos desrespeitar, cada um tem sua opnião , a verdade é revelada atravéz da fé.A ciência não acredita em que pode acontecer milagres, é sim pode ser apenas concidencia que acontece.

    ResponderExcluir
  12. Henrique 8° série
    Para mim a diferença entre religião e a ciência é que a religião acredita em Deus, e assim acredita quem criou o mundo foi Deus, e tudo começou por Adão e Eva. E a ciência acredita que a criaçao do mundo começou por explosões, e assim foram divididos os continentes e tudo começou. Com tudo isso, a ciência e a religião são muito diferentes.

    ResponderExcluir
  13. Ingrid Girardi, 8ª série

    A religião e a ciência tem seus conflitos, pois a religião tem suas crenças e acreditam no que supostamente "Deus" mostrou a ela, e a ciencia com seus estudos pode mostrar que nem sempre o que seriam um milagre.Isto é, a ciência pode mostrar que os milagres não teriam vindo de um ser superior e sim, poderiam ser feitos por meios explicaveis pela ciência. Como é o caso da teoria do Big-Bang, mas nunca a ciencia podera comprovar se as verdades religiosas são realmente verdades ou mera ilusão. E a filosofia é o questionamento, vai em busca de uma verdade para esclarecer a religião e a ciência.

    ResponderExcluir
  14. valquiria

    A Ciência da Religião
    Pela evolução, o homem tem buscado um desenvolvimento em muitas áreas do conhecimento. Conhecemos as ciências de forma generalizadas, mas nos campos específicos, elas são tratadas por seus mestres como convém. Assim é que se desenvolve, na vida moderna, as ciências: a ciência da educação, a ciência jurídica, a ciência médica, e assim por diante.

    ResponderExcluir
  15. Amanda S.
    8ª série

    Hoje em dia, a religião é um verdadeiro comércio. As pessoas esquecem o seu verdadeiro sentido e acabam transformando-na em um meio lucrativo.
    A ciencia pode "interferir" na religião, quando tratamos de assuntos históricos. Por exemplo, a criação do mundo, a religião tem um ponto de vista, já a ciencia, neste sentido é contraria a religião.
    Assim, não sabemos qual está certa, se é a ciencia ou religião, mas temos o poder de escolher em quem acreditar.

    ResponderExcluir
  16. RELIGIÃO, FILOSOFIA e CIÊNCIA
    É possível integra-las, se forem analizadas com olhos de razão, juntas, são capazes de sustetentar o conhcimento humano.
    A filosofia é para a ciência a mente pensante, capaz de raciocinar o desconhecido e até então abstrato, descobrir forças e leis que agem no nosso dia-a-dia. A ciência deverá cumprir o papel da experimentarão dentro dos rituais e do pensamento religioso. A filosofia busca um conhecimento mais seguro, usando a razão, enquanto a religião utiliza mitos para compreender o mundo.A ciência e a filosofia ficam assim submetidas à religião; a investigação livre deixa de ser possível.
    Isso quer dizer que religião, filosofia e ciência estão relacionadas entre si.

    ResponderExcluir
  17. “A ciência e a filosofia surgem para desmistificar o mundo e as concepções até então construídas pela religião, pelos mitos e pelo senso comum.. Elas nascem juntas para deixar de lado as metáforas e as analogias e vão usar de um preceito básico: A demonstração através da racionalidade.
    Tanto que os cientistas antes eram chamados de filósofos.

    Mas, apartir do século XVII a Ciência se afasta da filosofia. e se aproxima da técnica.
    A ciência é empírica, experimental e metódica, a filosofia não tem essa preocupação. Para filosofar não é preciso necessariamente fazer experimentos e utilizar de determinados métodos como na ciência.

    Como também a ciência apresenta-se como um conhecimento totalmente claro e preciso enquanto a filosofia não. Ela se caracteriza mais pela liberdade em relação a esses preceitos que são indispensáveis na ciência.” Nim Amorim.

    Junior 8° série

    ResponderExcluir
  18. Eu axo que o texto quer dizer q cada religião tem su crensa e nem uma é comprovada q eh serto entao devemos aceitar a religião do outro.
    "Seriam necessário se todos buscassem realmente qual a verdadeira religião, por meio da história principalmente, encontraria a Igreja Católica que é quem guarda a Verdade revelada por Jesus sem ter modificado o que trouxe da tradição apostólica, e ela interpreta corretamente a Bíblia porque guarda toda doutrina desde o começo da Igreja qu pde ser visto por meio de registros históricos, diferente das igrejas protestantes que não sabem explicar a origem de suas tradições. Se a verdade está em Cristo apenas uma religião deve conservar a interpretação sobre o que Cristo disse na Bíblia, já que Cristo não falou para nos confudirmos, nem vivermos em divisão, quem provoca divisão são os homens."

    ResponderExcluir
  19. Nome: Amélia M. B. Bilhar e Larissa Bianchini
    Série:7ª

    1- A religião crê que o universo surgiu a partir de Deus, um individuo que sempre existiu. Já a ciência busca uma resposta que possa ser comprovada através dos sentidos e raciocínio. A religião se baseia na bíblia, já a ciência em fatos reais e comprovados
    Para mim a principal diferença é que na ciência qualquer coisa para ser considerada verdadeira tem que ter uma prova cientifica irrefutável que obedece a um método, o chamado método cientifico, o qual tem algumas etapas que têm que ser escrupulosamente seguidas e os resultados são observados por outros, que comprovam a sua veracidade através da observação direta dos resultados de experiências, tendo sempre em consideração que o método foi seguido à risca. Quanto à religião, são um conjunto de crenças e mitos que foram sendo criados ao longo dos tempos. Geralmente, existe uma grande dificuldade em saber como de fato as coisas começaram, quando começaram e se são realmente verdadeiras. É uma forma de conhecimento que, ao contrário da ciência, é baseado em teorias nunca comprovadas, e que apela à fé das pessoas para acreditar em algo que o nosso raciocínio lógico não consegue entender.
    A Ciência tenta provar qual religião é verdadeiro, se o criacionismo, se o evolucionismo ou outras. Mas nunca conseguem. (por isso são chamadas religião, pois precisam de fé porque não conseguem provar) Cientistas evolucionistas chegam a conclusões sem provas suficientes, assim como cientistas criacionistas. Ambos trabalham em cima da ciência para tentar aumentar a fé, independente da religião. Pois com mais evidências para comprovar se a sua religião é verdadeira, a fé aumenta.


    2-

    a)Eu percebo que há pessoas que dizem ser materialistas, ateus, e mostram tanta convicção no que dizem, ou outros que têm crenças em Espirítismo, Catolicismo, enfim, há muitas opiniões e definições para várias crenças nesse mundo, no entanto, eu tenho uma só certeza de que tudo que podemos dizer neste aspecto, tanto sabe o ignorante como o sábio. Tanto sabe uma criança de 10 anos como um homem de oitenta. Já que na verdade ninguém pode ter certeza absoluta se essa ou aquele crença ou definição sobre Deus, céu, inferno, reencarnação, espíritos, materialismos...está correta, já que ninguém tem como provar definitivamente isso ou aquilo. Devemos então ser sempre tolerantes e receptivos a todas idéias sobre esse tema.

    b)As verdades da religião são baseadas na Bíblia. Os cristãos creem que o que foi escrito no Novo e Antigo Testamento é a verdade, e creem nela. As verdades científicas não se baseiam nos livros religiosos, e sim em respostas concretas e comprovadas por meio de experiências, por isso e um meio confiável. Nas idéias da filosofia é preciso analizar profundamente para se chegar a uma conclusão.

    ResponderExcluir
  20. Nome: Bernardo Gardelin Seben
    Série: 7ª

    Reposta 1:
    Religião - Acreditam nas teorias da biblia e de deus, tem a fé, e utilizam o conhecimento antigo.
    Ciencia - As teorias de estudos inacabaveis, elementos, misturas, pesquisas, experiencias, etc.
    Filosofia - Verdades que vem do pensamento, de teorias, de sabedoria, com pensamentos, acontecimentos, união, histórias, etc.

    Questão
    2

    a)Sim, o ser humano pode ter alguma certeza, mas não sempre. Não pode ter certeza de uma coisa que vai acontecer, porque ela não pode acontecer.
    b)São confiaveis, mas nem sempre. A filosofia não pode ter a certeza de uma coisa, se a ciencia e a religião também tiverem certeza. Não sabemos quem está certo, só saberemos quem está certo se isso tiver acontecido mesmo, seja verdade, seja provado. As evidencias de que algo aconteceu não são NADA, só vai ser real se isso for comprovado.

    ResponderExcluir
  21. Atividades
    1- A religião acredita que tudo foi feito por Deus, como é o caso das religiões monoteístas, e a Ciência e a filosofia baseiam-se em provas mais concretas das verdades existentes.
    Todas as religiões ensinam que devemos fazer o bem, que devemos ser generosos, sinceros, verazes, cumpridores da lei e fiéis; tudo isso é razoável e logicamente o único caminho pelo qual a humanidade pode progredir.
    2- O ser humano não pode ter certeza de tudo pois a religião, em certo sentido, bate de cara com a ciência, a filosofia vai junto com a Ciência em relação às questões que fazem parte de nossa existência, mas também entra na religião. Por isso o ser humano não tem certeza de tudo e nem sempre as idéias ou teorias estão corretas.Contudo podemos dizer que a religião afirma verdades enquanto a Ciência e a filosofia buscam as verdades.
    Nome: Luiz Calegari e Pedro Panisson
    Série: 7ª

    ResponderExcluir
  22. 1)A religião busca dizer quer o centro de tudo é deus pois acredita e defende a existência de Deus, representa pela Bíblia (cristianismo) e se basea na Fé. Há a ciência e a filosofia busca a verdade em fatos concretos. Ambas são formas diferentes de ver o mundo. A religião de forma alguma pode explicar a natureza de forma tão completa como a ciência explica, por outro lado, a ciência não dá conta de determinados anseios humanos e não consegue oferecer o conforto que tanto faz falta para a maioria das pessoas.




    2)
    A) Eu percebo que tem pessoas que dizem ser materalistas, e mostram tanta convicção noque dizem, devemos então ser sempre tolerantes e receptivos a toda idéia sobre esse tema. O ser humano pode ter alguma certeza de uma coisa , mas nem sempre.

    B) As verdades da religião são baseadas na Bíblia. Os cristãos creem que o que foi escrito no Novo e Antigo Testamento é a verdade, e creem nela. A filosofia não pode ter a certeza de uma coisa, se a ciencia e a religião também tiverem certeza. Não sabemos quem está certo, só saberemos quem está certo se isso tiver acontecido

    ResponderExcluir
  23. 1) A religião crê que o universo surgiu apartir de Deus, um indivíduo que desde sempre existiu. Já a ciência busca uma resposta que possa ser comprovada através dês sentidos e raciocínios. A religião se baseia na Bíblia, já a ciência se baseia em fatos reais e comprovados.A principal diferênça é que na ciência qualquer coisa para ser considerada verdadeira tem que ter uma prova cientifica irrefutável que obedece a um método, o chamado método cientifico, o qual tem algumas etapas que têm que ser escrupulosamente seguidas e os resultados são observados por outros, que comprovam a sua veracidade através da observação directa dos resultados de experiências, tendo sempre em consideração que o método foi seguido à risca. Quanto à religião, são um conjunto de crênças e mitos que foram sendo criados ao longo dos tempos. Geralmente, existe uma grande dificuldade em saber como de facto as coisas começaram, quando começaram e se são realmente verdadeiras. É uma forma de conhecimento que, ao contrário da ciência, é baseado em teorias nunca comprovadas, e que apela à fé das pessoas para acreditar em algo que o nosso raciocinio lógico não consegue entender.religião parte para a crença, pregada durante centenas de anos...
    Ciencia, é uma eterna corrida em busca da verdade, através da comprovação. A Ciência tenta provar qual religião é verdadeira, se o criacionismo, se o evolucionismo ou outras. Mas nunca conseguem. (por isso são chamadas religião, pois precisam de fé porque não conseguem provar) Cientistas evolucionistas chegam a conclusões sem provas suficientes, assim como cientistas criacionistas. Ambos trabalham em cima da ciência para tentar aumentar a fé, independente da religião. Pois com mais evidências para comprovar se a sua religião é verdadeira, a fé aumenta.

    2)

    a)Depenendo o caso, o ser humano pode estar muito certo em alguns fatores, como no caso da regeneração, já no caso da evolução, o ser humano não tem certeza sobre os fatos: se acredita na Bíblia, na teoria de que Deus criou o universo, ou na ciência, onde o mundo nasceu pelo Big Bang. Isso e várias outras coisas fazem com que o ser humano não tenha algumas certezas. Algumas vezes, temos que acreditar naquilo que nos dizem, mesmo algumas falando algumas coisas e outras pessoas, falando outras coisas, acreditando em outras teorias.

    b)As idéias da religião, onde o mundo surgiu através de Deus, um ser que desde sempre existiu e sempre existirá, são muito falandas pelas pessoas, mas é um fato que é muito difícil de acontecer e muito inacreditável, e que nunca poderemos saber se foi verdade ou não, mas ainda continuamos acreditando nesta teoria e na teoria da ciência, onde o mundo surgiu atráves do Big Bang, e várias pessoas continuam acreditando nisso. Tudo isso resulta, em uma grande indecisão: acreditarmos na teoria da ciência ou na da religião? Passaremos a vida toda pensando nisso, pois nunca será realmente comprovado isso.

    beeijos :D

    ResponderExcluir
  24. Nomes:Felipe Hanel Dias & Leonardo Pozzer.
    Serie: 6ªsérie
    Resosta 1: A religião acredita que, por exemplo, foi Deus que criou o Mundo e já a ciência diz que foi uma explosão que crio o mundo.
    Resposta 2: Na minha opinião o ser humano pode ter varias certezas por exemplo qundo uma mulhaer esta gravida um medico pode ter certesa depois de um determinado periudo o medico pde dizer se é homem ou mulher. São mais confiaveis as da ciências porque são comprovadas.

    ResponderExcluir
  25. Resposta 1:
    A religião busca dizer que o centro de tudo é Deus, acredita e defende a existência dele, representada pela bíblia (cristianismo), e se baseia na fé.
    A ciência não concorda com isso, pois acreditam na evolução do homem e nas teorias cientificas, e busca a verdade em fatos concretos.
    A filosofia busca entender tudo pela razão, lógica e até por questionamento.

    Resposta 2:
    a)O homem não tem como ter certeza das coisas do mundo ao seu redor, pois o mundo sempre está mudando. E o que aconteceu a centenas de anos atrás, mesmo os nossos antepassados tendo estado presente, os seus ensinamentos se perdem no tempo, por tanto sabemos das coisas sem termos certeza. E o que sabemos, é o que nos passaram, e nós acreditamos e tomamos para a nossa vida, passando esses ensinamentos para as gerações futuras.
    O que acontecerá no futuro, ninguém pode saber. Sabemos que existem pessoas que dizem ver o futuro, assim como as cartomantes, videntes, e até mesmo os horóscopos, mas não podemos acreditar, porque o futuro é algo incerto e que pode não acontecer.

    b)Não. Porque, cada pessoa tem a escolha de pensar e acreditar no que acha certo, pois as pessoas só acreditam no que vêem, e, em algumas coisas, não as presenciamos, mas acreditamos, e vice-versa. Um exemplo claro, é a origem do universo, há pessoas que acreditam que ela veio do big bang (ciência), e pode comprovar esta explosão, e a religião não tem como comprovar em nada de que acredita, mas mesmo assim há pessoas que acreditam em Deus e não na ciência. A filosofia acredita na opinião dos filósofos que viveram antigamente, e também não podiam comprovar nada, apenas buscavam a razão, até porque nem sabemos se eles realmente existiram.

    ResponderExcluir
  26. a)O homem não tem como ter certeza das coisas do mundo ao seu redor, pois o mundo sempre está mudando. E o que aconteceu a centenas de anos atrás, mesmo os nossos antepassados tendo estado presente, os seus ensinamentos se perdem no tempo, por tanto sabemos das coisas sem termos certeza. E o que sabemos, é o que nos passaram, e nós acreditamos e tomamos para a nossa vida, passando esses ensinamentos para as gerações futuras.
    O que acontecerá no futuro, ninguém pode saber. Sabemos que existem pessoas que dizem ver o futuro, assim como as cartomantes, videntes, e até mesmo os horóscopos, mas não podemos acreditar, porque o futuro é algo incerto e que pode não acontecer

    b) sim, mas cada um tem o direito de acreitar no que quizer.

    ResponderExcluir
  27. A religião desde o início dos séculos afirma que o mundo se originou através de Deus, pois afirma que essa é a verdade pois esta escrito na biblia. Já a ciência e a filosofia buscam a verdade tentando provar através esperimentos, o que pode fazer com que sua teoria sempre mude.

    RAFAELA RIGO - 1AEM

    ResponderExcluir