segunda-feira, 8 de março de 2010

Liberdade - 7ª série (continuação das atividades realizadas em sala de aula)



Obra de arte "Mulheres correndo na praia" de Pablo Picasso. (Já trabalhada)

1 Leia o trecho do texto “Ética para meu filho” de Fernando Savater (p. 29-30):

“Na realidade existem muitas forças que limitam nossa liberdade, desde terremotos e doenças até tiranos. Mas nossa liberdade também é uma força no mundo, nossa força. No entanto, se você conversar com as pessoas verá que a maioria tem muito mais consciência do que limita sua liberdade do que da própria liberdade. Muita gente lhe dirá: “Liberdade? Mas de que liberdade você está falando? Como podemos ser livres se nos fazem a cabeça através da televisão, se os governantes nos enganam e nos manipulam, se os terroristas no ameaçam, se as drogas nos escravizam, e se, além de tudo, não tenho dinheiro para comprar uma moto, que é o que eu desejaria?”Se você prestar um pouco de atenção,verá que aqueles que falam assim parece estar se queixando mas, na verdade, estão muito satisfeitos por saber que não são livres. No fundo, eles pensam: “Ufa! Que peso tiramos de cima de nós! Como não somos livres, não podemos ter culpa de nada que nos aconteça...” Mas tenho certeza de que ninguém – ninguém – acredita de verdade que não é livre, ninguém aceita tranquilamente que funciona como um mecanismo inexorável de relógio ou como uma térmita. Podemos achar que optar livremente por certas coisas em certas circunstancias é muito difícil (entrar numa casa em chamas para salvar uma criança, por exemplo, ou enfrentar um tirano com firmeza) e que é melhor dizer que não há liberdade para não reconhecermos que preferimos livremente o mais fácil, ou seja, esperar os bombeiros ou lamber as botas de que está pisando em nosso pescoço. Mas em nossas estranhas alguma coisa insiste em dizer: “Se eu quisesse...” Resumindo: ao contrário de outros seres, animados ou inanimados, nós podemos inventar e escolher, em parte, nossa forma de vida. Podemos optar pelo que nos parece bom, ou seja, conveniente para nós, em oposição ao que nos parece mau e inconveniente.”

2 Comparando suas idéias com as idéias até então debatidas e com as idéias apresentadas no texto realize a seguinte atividade:

- Construa um texto sobre o tema: “Liberdade e responsabilidade”.

Perguntas que poderão auxiliar:
O que é ser livre?
Somos realmente livres?
Qual é a relação entre liberdade e escolha?
Posso fazer escolhas se não sou livre?
Se sou livre posso escolher fazer tudo o que eu quiser?
Minhas escolhas poderão prejudicar a mim e aos outros?
È possível sermos livres e ao mesmo tempo assumir responsabilidades ou regras?
Se suas escolhas forem irresponsáveis, poderá tirar a liberdade de outras pessoas, ou vice-versa? (ex: transitar pela avenida a 120KM/H ou bater nos colegas).
Podemos ser livres em um mundo de irresponsabilidades ou onde todos possam fazer o que quiserem?
Como saberei se minhas escolhas são boas ou más?

14 comentários:

  1. De uma forma geral, a palavra "liberdade" significa a condição de um indivíduo não ser submetido ao domínio de outro e, por isso, ter pleno poder sobre si mesmo e sobre seus atos.
    A relação entre liberdade e escolha, é que com a liberdade nós seremos livres para escolher quase tudo que nós quisermos fazer.
    Mesmo com a liberdade não podemos fazer tudo que quisermos, temos que respeitar as leis.
    Não podemos fazer coisas que possam prejudicar outras pessoas, temos que respeitar as regras,respeitar as placas de trânsito, etc...

    ResponderExcluir
  2. Ser livre é fazer oque você pode para ser si mesmo, mas na sociedade atual não podemos ser completamente livres, porque o medo da volencia é grande.
    O poder de escolher é ser livre, podemos fazer escolhas,mas sempre com cautela. Não sendo livres não fazemos escolhas, ser livre é fazer oque voce quer.
    Minhas escolhas devem ser cuidadas para não prejudicarem ninguem, sempre obedecendo regras.
    Posso saber como são minhas escolhas se eu obedecer leis e outras regras da sociedade.

    ResponderExcluir
  3. Ser livre, é poder fazer o que queremos dentro dos seus limites e com resposabilidade. Ate uma certa idade nós somos livres, mas não completamente porque somos mandados pelos nossos pais ate os 18 anos.
    Temos que escolher os nossos próprios caminhos com liberdade sem ninguém pressionando.As escolhas fazem parte de nossa vida a todo momento temos que fazer escolhas mas antes pensar muito nelas.
    Gabriela,Victória e Matheus 7ª série

    ResponderExcluir
  4. Ser livre é ter respeito pelo próximo, saber que nossa liberdade termina, quando começa a liberdade de outra pessoa. Ser livre é poder dormir tranqüilo, sabendo que não prejudicamos à ninguém. Ser livre, é ter paz interior, ter a capacidade de sonhar,
    ter a capacidade de reconhecer os erros cometidos, a humildade de se desculpar. Ser livre, é viver com paz,amor,fraternidade no coração. Ser livre é reconhecer que
    Deus está sempre conosco e nunca nos desampara.
    A verdadeira liberdade é aquela que é conquista pela conquista da Sabedoria e do Amor, como nos disse Jesus: "E conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará".

    Duas asas conduzirão o espírito humano à presença de Deus:
    • uma chama-se AMOR,
    • a outra, SABEDORIA.
    Pelo amor, que, acima de tudo, é serviço aos semelhantes, a criatura se ilumina e aformoseia por dentro, emitindo, em favor dos outros, o reflexo de suas próprias virtudes; e, pela sabedoria, que começa na aquisição do conhecimento, recolhe a influência dos vanguardeiros do progresso, que lhe comunicam os reflexos da própria grandeza, impelindo-a para o Alto. Ambos são imprescindíveis ao progresso, mas é justo considerar a superioridade do primeiro, porquanto a parte intelectual sem a moral pode oferecer numerosas perspectivas de queda, na repetição das experiências, enquanto que o avanço moral jamais será excessivo, representando o núcleo mais importante das energias evolutivas.

    ResponderExcluir
  5. Ser livre é fazer oque voce pode para ser si mesmo, mas na sociedade atual nao podemos ser completamente livres, por que o medo da violencia é grande.
    Podemos escolher ser livre, podemos fazer escolhas, mas sempre com cautela. Nao sendo livre nao fazemos escolhas, ser livre é fazer oque voce quer.
    Minhas escolhas devem ser cuidadas para nao prejudicar ninguem.

    ResponderExcluir
  6. Liberdade e Responsabilidade



    Liberdade é ter direito de fazer o que acha que é certo, não tudo que vem a cabeça.A nossa liberdade começa realmente quando temos responsabilidade sobre nossos próprios atos, nós no fundo somos livres, mas temos que seguir regras quanto em casa estabelecidas pelos nossos pais quanto no trabalho com nosso chefe.
    Nós sendo livres podemos fazer o que bem entender, mas temos que saber da nossa responsabilidade, pois se fizermos coisas que vem na nossa cabeça podemos prejudicar a nós mesmos e até pessoas próximas de nós.
    Temos que ter nossos momentos de liberdade, mas temos que ter também os momentos de responsabilidade, em casa, no trabalho e até nas horas vagas,naquela saídinha com os amigos, pois devemos saber nosso limite com a bebida e com brincadeiras que podem magoar pessoas próximas de nós.

    ResponderExcluir
  7. O que é ser livre?Ser livre é ter respeito pelo próximo, saber que nossa liberdade termina, quando começa a liberdade de outra pessoa.
    Somos realmente livres?não, nós estamos presos em nós mesmos
    somos prisioneiros das nossas mentes e do nosso passado
    Qual é a relação entre liberdade e escolha?
    Posso fazer escolhas se não sou livre?pode, todos podemos :D
    Se sou livre posso escolher fazer tudo o que eu quiser? nao tem que pensar no lado negativo e positivo
    Minhas escolhas poderão prejudicar a mim e aos outros? claro, pois se eu fizer algo para mim e for bom para o outro estaremos fazendo alguma coisa de bom para os dois
    È possível sermos livres e ao mesmo tempo assumir responsabilidades ou regras? sim pois em nosso cotidiano temos regras e responsabilidades
    Se suas escolhas forem irresponsáveis, poderá tirar a liberdade de outras pessoas, ou vice-versa? sim
    PIETRA ZOPPAS 7ª

    ResponderExcluir
  8. Liberdade e Responsabilidade

    Ser livre é ser,saber o que é certo para fazer suas próprias escolhas.Pensar sempre duas ou mais vezes na hora de fazer uma escolha importante. Decidir o que é certo muitas vezes é difícil e demorado.Precisa-se pensar bem nas oportunidades para não descartar o que é bom e escolher o que é ruim.
    Somos livres para decidir o que é bom para nós,mas sempre precisaremos de alguém para desabafar,contar os problemas e não tomar decisões precipitadas que são capazes de mudar toda a nossa vida.
    A relação entre a escolha e a liberdade é a de que uma precisa da outra para fazer o que é bom.Uma requer a outra ,se você tem um carro e diz assim "agora que eu tenho um carro sou livre" isso é mentira por que você tem que ter a responsabilidade para ir andar com o carro e não atropelar ninguém com ele.
    Só por que você é livre não quer dizer que você pode fazer tudo o que quiser.Para ser totalmente livre tem de ter responsabilidade, saber escolher o que é certo.
    Se você fizer o que é certo não prejudicará ninguém mas se fizer o errado talvez prejudicará alguém.
    Muito obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  9. A nossa liberdade começa realmente quando temos responsabilidade sobre nossos próprios atos.
    Nós sendo livres podemos fazer o que bem entender, mas temos que saber da nossa responsabilidade, pois se fizermos coisas que vem na nossa cabeça podemos prejudicar a nós mesmos e até pessoas próximas de nós.
    Temos que escolher os nossos próprios caminhos com liberdade sem ninguém pressionando.As escolhas fazem parte de nossa vida a todo momento temos que fazer escolhas mas antes pensar muito nelas.
    Não podemos fazer coisas que possam prejudicar outras pessoas, temos que respeitar as regras.
    Temos que ter nossos momentos de liberdade, mas temos que ter também os momentos de responsabilidade.

    ResponderExcluir
  10. Talissa e Elelyn

    Ser livre, é poder viver , sem as opressoes que nos prendem dia a dia, mas com responsabilidade, pois a liberdade de um vai até que termina a de outro. Todos os dias opinamos em diferentes escolhas, mas muitas vezes não samos nós que escolhemos, pois deixamos influenciar muito pelo exterior. Temos que cuidar sempre com o nosso limite de liberdade, temos que ter responsabilidade e reconhecer que erramos com a forma de que agimos. Impossivel é ser livre e feliz e ser voce mesmo quando estamos em dois mundos distintos: o mundo em que vivemos somos livres, passamos em cima dos outros, quebramos regras, não respeitamos as opiniões e descisõem dos otros, etc. E o mundo em que vivemos manipulados e fortemente influenciado pelos maiores (ricos, privelegiados,autoridades,etc.) e pelos mercado, por exemplo, em que só os mais ricos ou quem esta nas cotas são privilegiados, e os que são classe média, as vezes dependentes de bolsas , são desfavorecidos. As escolha de cada um devem ser feitas por cada um, ninguem tem o direito e a liberdade de escolher para os otros. Para uns a escolha de uns é certa, para outros inspiradora, para otros insignificante e até imbecíl, mas o que conta não são essas pessoas, é se a pessoa que escolher, quis escolher, seguiu sua própria vontade, isso é o que importa. Sem liberdade viramos peças de um jogo e, que quem comanda são as pessoas que tem maior poder, que governam , lideram e manipulam as vidas das pessoas sem só nem piedade.

    ResponderExcluir
  11. Ser livre e ter oportunidade de se expressar sem direito de reclamaçao ou atitudo judicil ou publica fazendo assim que a sociedade posso ouvir e discutir oque esta por dentro da comunidade social para tornar sua vida mais facil a um meio ambiente diferente

    ResponderExcluir
  12. Ser livre é essencial para nossa juventude mais para termos a tão sonhada liberdade precisamos ser responsaveis por nós mesmo ,nossas decisões e nossos atos, é como se vc pudesse fazer de tudo mas com a capacidade de julgar se é certo ou errado as coisas sendo que não prejudique ninguém .

    Taise C. Bonfim

    ResponderExcluir
  13. Liberdade é vc fazer as coisas que vc mais gosta so que com seus limites !

    ResponderExcluir
  14. De uma forma geral, a palavra "liberdade" significa a condição de um indivíduo não ser submetido ao domínio de outro e, por isso, ter pleno poder sobre si mesmo e sobre seus atos.

    ResponderExcluir