quinta-feira, 18 de junho de 2009

De onde vem o mundo?


O valor dos mitos

O ser humano sempre quis conhecer sua origem e seu destino, e a primeira forma de responder a suas indagações sobre o Universo, a realidade e a vida foram os mitos - belas histórias que fazem parte da tradição cultural de um povo e cuja origem é desconhecida. Os poetas Homero e Hesíodo, por exemplo, principais fontes sobre os mitos gregos, não são criadores: apenas registraram os mitos contados nas tradições dos vários povos que ocuparam a Grécia.
Os povos antigos transmitiam seus conhecimentos e saberes por meio da mitologia, que influenciou a cultura de todos os tempos co suas explicações sobre a vida, a natureza e a origem dos povos, com seu sistema de valores e com suas histórias de heróis e deuses. Encontramos nos mitos importantes concepções da criação do Universo, que até hoje permanecem no pensamento humano.

De onde viemos?

Para os antigos, os mitos revelavam a verdade que o ser humano não poderia conhecer por si mesmo. Como começou tudo aquilo que ele contemplava no céu? Como, do nada, as coisas passaram a existir?
A mitologia varia muito de uma cultura para outra, mas, segundo a maioria dos mitos, no começo tudo era caos, uma escuridão vazia ou um mar infinito. Do vazio, surge o criador primeiro ou dois seres iniciais. Os criadores dão forma ao Universo, ordenando o movimento das estrelas e da Lua e criando a terá. Depois, outras divindades continuam a criação, fazendo surgir plantas, os animais e a espécie humana.
Em certos mitos, as divindades nada faziam antes da criação. Os deuses moravam dentro de um imenso “ovo cósmico”; quando esse ovo se partiu ao meio uma das metades formou o céu e a outra se tornou a terra. Chineses, astecas, africanos e hindus acreditavam nessa explicação para a formação do mundo.
Outros mitos contam que o mundo foi criado por uma poderosa deusa em forma de serpente que morava no fundo do mar. Em lendas gregas, africanas, australianas e hindus, ela vivia dentro do ovo cósmico.
Na criação, o ser humano só surge depois do aparecimento do cosmo (Universo) e das divindades. Mitos africanos, chineses e outros contam que o primeiro ser humano nasceu do barro, moldado pelos deuses como um vaso de cerâmica.
Os egípcios afirmam que os humanos foram criados das lágrimas derramadas pelo deus sol quando este reencontrou seus filhos Chu e Thefnut. Em outras explicações, os humanos nascem da terra. Para os índios norte-americanos e os gregos, por exemplo, o primeiro Sr humano teria nascido do solo.
Por parte, das Américas à Oceania, da Ásia à África, há semelhança entre os mitos que falam sobre a criação do Universo e da humanidade.
O nascimento da filosofia e, mais tarde, da ciência trouxe uma forma diferente de explicar a realidade, mas não rompeu completamente com as explicações míticas. A filosofia não conta histórias, mas procura achar uma explicação racional para tudo. A ciência procura observar os fatos.
Para os filósofos Pitágoras e Platão. O surgimento do cosmo e da ordem é atribuído à ação divina, como nos mitos. Platão explica por uma espécie de deus que organiza a matéria e dá origem a todas as coisas. Mas esse deus não é criador: é um deus organizador do caos, que estabelece a ordem cósmica.
Já outros filósofos consideram que a realidade tem explicações racionais e físicas, e não temos necessidade de recorrer aos deuses para explicar o que quer que seja. Nasceu daí o conflito de idéias que permanece até hoje na discussão filosófica e científica: para uns, o Universo foi criado ou, pelo menos, organizado por um ser inteligente; para outros, teve origem em causas naturais.

1- Faça uma pesquisa e exponha sua compreensão sobre os dois principais conceitos referentes às narrativas da criação do mundo: criacionismo e evolucionismo.
2- Qual é sua opinião sobre a seguinte colocação: "tudo na vida e na natureza pode evoluir e se modificar segundo leis naturais e físicas. Porém, isso não exclui a presença divina no Universo e nas leis que o regulam".

31 comentários:

  1. Felipe e Andreas
    7ªserie
    1- O criacionismo e o evolucionismo são duas propostas contraditórias que dizem respeito à ocorrência temporal de um fenômeno: a origem do homem. A primeira, criacionista radical, adotada pela teologia judaico-cristã, foi expressa com surpreendente precisão pelo bispo anglicano de Armagh, Usher, no final do século XVII, que decidiu, baseado em textos bíblicos, que o mundo tinha sido criado precisamente no ano 4004 AC, juntamente com todas as espécies tal como existem atualmente. A segunda, o evolucionismo, adotada pela ciência, propõe que o universo surgiu há cerca de mais ou menos 13 bilhões de anos atrás, a vida em nosso planeta, com suas formas mais primitivas de organismos unicelulares, há cerca de 3.5 bilhões de anos.

    ResponderExcluir
  2. Felipe e Andreas
    7ª serie
    2- podedem sim, tuda na vida esta em constantante modificação, nos, os animais, as plantas e etc. tudo esta em modificação

    ResponderExcluir
  3. Nome: Amélia M.B Bilhar e Larissa Bianchini
    Série: 7ª

    1- O Criacionismo, que recusa a Evolução e mantém a fé na criação divina, tentou se infiltrar no sistema educacional mas por seu caráter religioso ser ilegal passou a se articular de forma cientificista, visando ser considerado secular.A teoria evolucionista é fruto de um conjunto de pesquisas, ainda em desenvolvimento, iniciadas pelo legado deixado pelo cientista inglês Charles Robert Darwin. Em suas pesquisas, ocorridas no século XIX, Darwin procurou estabelecer um estudo comparativo entre espécies aparentadas que viviam em diferentes regiões. Além disso, ele percebeu a existência de semelhanças entre os animais vivos e em extinção.
    O que é Criacionismo ?

    É um termo adotado por um grupo oposto totalmente à teoria da evolução. Este grupo considera a evolução uma ameaça ao relato bíblico da criação. Willian Bell Riley (1861-1947) foi o fundamentalista responsável pela oposição à evolucionismo. Ele criou a World`s Christian Fundamentals Association que iniciou os combates em defesa do Criacionismo Bíblico. Riley cria que os dias de Gênesis 1 eram épocas, considerando a geologia como necessária à defesa da fé. A Bíblia Scofield, em suas última edições, interpreta também os dias como largos períodos de tempo.
    O que é evolução/evolucionismo?

    Evolução, no ramo da biologia, é a mudança das características hereditárias de uma população de uma geração para outra. Este processo faz com que as populações de organismos mudem ao longo do tempo. Características hereditárias são a expressão génica de genes que são passados aos descendentes durante a reprodução. Mutações em genes podem produzir características novas ou alterar características que já existiam, resultando no aparecimento de diferenças hereditárias entre organismos. Estas novas características também podem surgir da transferência de genes entre populações, como resultado de migração, ou entre espécies, resultante de transferência horizontal de genes. A evolução ocorre quando estas diferenças hereditárias tornam-se mais comuns ou raras numa população, quer de maneira não-aleatória através de selecção natural ou aleatoriamente através de deriva genética.


    2- A própria teoria evolucionista comprova que tudo na natureza pode se modificar, a evolução pode ser comprovada por meio de fósseis, experiencias, tudo passa por transformaçoes diferentemente das leis imutaveis que são pregadas pela religião. Atualmente já podemos ter uma idéia sobre como era a milhões de anos atrás. Como na lei da grávidade de Isaac Newton, várias leis pregam uma verdade cientifica comprovada, mas não subestimam uma verdade religiosa, onde um único individuo(Deus) governa o universo.

    ResponderExcluir
  4. Luiz Ari e Bernardo

    1- "O criacionismo e o evolucionismo são duas propostas contraditórias que dizem respeito à ocorrência temporal de um fenômeno: a origem do homem. A primeira, criacionista radical, adotada pela teologia judaico-cristã, foi expressa com surpreendente precisão pelo bispo anglicano de Armagh, Usher, no final do século XVII, que decidiu, baseado em textos bíblicos, que o mundo tinha sido criado precisamente no ano 4004 AC, juntamente com todas as espécies tal como existem atualmente. A segunda, o evolucionismo, adotada pela ciência, propõe que o universo surgiu há cerca de mais ou menos 13 bilhões de anos atrás, a vida em nosso planeta, com suas formas mais primitivas de organismos unicelulares, há cerca de 3.5 bilhões de anos.
    Desde então, até a atualidade, através de inumeráveis transformações e algumas extinções em massa, chegamos a cerca de 30 milhões de espécies de seres vivos, apesar de, até o momento, apenas 1.5 milhão terem sido descritas. Mais impressionante que este número de espécies existentes, é que estes 30 milhões de espécies atualmente existentes representam apenas cerca de 0.1% das espécies que existiram na Terra. Isto significa que cerca de 99.9% de todas as espécies que habitaram o globo foram extintas".

    2- A natureza e a vida pode mudar de acordo com o que a gente faz. Quando muida a lei de um país, pode mudar as nossas vidas. A Lei Seca diminui os acidentes no transito e mudou a vida de muitas pessoas que tinham problema com alcool. Isso não exclui totalmente os acidente.

    ResponderExcluir
  5. MÔnica e Débora 7 serie
    1) CRIACIONISMO X EVOLUCIONISMO
    A diferença é que o criacionismo tem suas bases na religião e crê que Deus é o criador de tudo e de todos. Já o evolucionismo discorda, ou simplesmente ignora as bases religiosas. A teoria da evolução, também chamada evolucionismo, afirma que as espécies animais e vegetais, existentes na Terra, não são imutáveis.
    Criacionismo seria a maneira, digamos, religiosa de explicar a origem da vida.A partir que todos os seres foram criados por Deus.
    Evolucionismo é a teoria cientifica que explica a origem da vida,é onde se diz que tudo foi criado a partir de minúsculas moléculas que foram juntando-se e juntando-se.
    O cristianismo adota a Bíblia como fonte explicativa sobre a criação do homem. Segundo a narrativa bíblica, o homem foi concebido depois que Deus criou céus e terra. Também feito a partir do barro, o homem teria ganhado vida quando Deus assoprou o fôlego da vida em suas narinas. Outras religiões contemporâneas e antigas formulam outras explicações, sendo que algumas chegam a ter pontos de explicação bastante semelhantes. O Criacionismo, que recusa a Evolução e mantém a fé na criação divina, tentou se infiltrar no sistema educacional mas por seu caráter religioso ser ilegal passou a se articular de forma cientificista, visando ser considerado secular.

    2) A questão quer nos mostrar, que mesmo nós acreditando nas leis da ciência e da evolução, nós não podemos deixar de acreditar em Deus. As leis da ciência, aquelas que o ser humano evoluiu de macaco até como é atualmente, pode ser sim verdadeira, mas mesmo acreditando nisso, não devemos deixar de acreditar que há uma força divina em sua vida. Ou acreditar, apenas na força divina e na Bíblia, e deixar totalmente de lado a ciência.

    ResponderExcluir
  6. Resposta 1:
    Criacionismo é o termo que usa a noção genérica de uma ou mais entidades inteligentes para explicar, por trás de uma série de eventos, a origem do Universo, da vida na Terra ou das próprias espécies, ou seja, são lendas que querem explicar fatos importantes da humanidade, por meio de mitos, sem ter a total certeza.
    Evolucionismo afirma, assim como as espécies que se desenvolvem, que as espécies animais e vegetais, existentes na Terra, também pode não se desenvolver, isto é, por meio de estudos, que podem demorar anos, comprovar por meio de vestígios deixados pelo tempo, e histórias importantes que ocorreram a muito tempo, ou que virão a acontecer.

    Resposta 2:
    Tudo que é vivo se desenvolve atravez do tempo, entre a sua vida e a morte. Sim a morte existe, ela é o estagio terminal de uma pequena passagem pelo mundo, a vida. Tudo que é importande, se modifica comforme as necessidades do meio em que vive, como por exemplo os camelos, que vivem em desertos e por isso tiveram que se aperfeiçoar, segundo o seu meio, com duas corcovas que são revervatórios de água e gordura(energia). Mas já aqueles que não se adaptam acabam morrendo, por não apresentar caracteristicas que seu redor exige.

    ResponderExcluir
  7. 1- Criacionismo: "Criacionismo é o termo que usa a noção genérica de uma ou mais entidades inteligentes para explicar, por trás de uma série de eventos, a origem do Universo, da vida na Terra ou das próprias espécies".
    O criacionismo se difere de opiniões cintíficas e também da evolução das espécies. Criacionismo significa "criação divina". Mas o criacionismo é capaz de conviver plenamente com os conceitos centrais de ambas as visões.
    Evolusionismo- A teoria da evolução, também chamada evolucionismo, afirma que as espécies animais e vegetais, existentes na Terra, não são imutáveis.

    Evolucionismo- "Alguns pesquisadores afirmam que as espécies sofrem, ao longo das gerações, uma modificação gradual que inclui a formação de novas raças e de novas espécies. Depois da sua divulgação, tal teoria se transformou em fonte de controvérsia, não somente no campo científico, como também na área ideológica e religiosa em todo o mundo". Enfim o criacionismo e o evolucionismo são duas opiniões contraditórias.

    2-Tudo pode evoluir na nossa vida, as coisas vão melhorando a cada dia, mas a presença divina no universo sempre vão ter a sua opinião "contraditória" com os outros. Mesmo que a Ciência fale, não há teorias que digam que não existe.
    Nome:Pedro Panisson e Leonardo Pozzer
    Série:7ª

    ResponderExcluir
  8. Perguntas.
    1- "Criacionismo é o termo que usa a noção genexplicar, por trás de uma série de eventos, a origem do Universo, da vida na Terra ou das próprias espécies".
    Essa teoria busca entender e explicar a origem de tudo, por meio da religião (o cristianismo adota a Bíblia como fonte explicativa sobre a criação do homem), filosofia (a mitologia grega atribui a origem do homem ao feito dos titãs Epimeteu e Prometeu) e ciência (a terra surgiu apartir do Bing Bang, e o homem da evolução do macaco).
    Mas cabe a cada um de nos escolher em qual teoria queremos acreditar, pois esse é uma questão polêmica.
    2- A natureza se modifica, o ser humano evolui, pois sabemos que possuimos antepassados, tudo se modifica pois conforme o tempo vão se desenvolvendo e para isso existem várias tipos de estudos, que comprovam todos esses aconteciamentos, mas tudo se regula nas nossas necessidades, e da natureza pois sempre devemos estar em harmonia.

    ResponderExcluir
  9. 1- Criacionismo-O criacionismo, como idéia geral, se caracteriza pela oposição, em diferentes graus, às teorias científicas sobre fenômenos relacionados à origem do Universo, da vida e da evolução das espécies.
    No entanto, deve ser feita a distinção entre ser rotulado como "criacionista" e "acreditar em criação divina" simplesmente: existem até mesmo aqueles que aceitam as teorias evolucionistas ao mesmo tempo em que acreditam que estas descrevam o método com que seu deus tenha criado todas as coisas; estes não são chamados de criacionistas, mas de evolucionistas teístas.
    Alguns chamam essa posição de criacionismo evolucionista, ou evolucionismo criacionista, e essa vertente - o crido pelos católicos - é capaz de conviver plenamente com os conceitos centrais de ambas as visões.
    Evolucionismo- A teoria evolucionista é fruto de um conjunto de pesquisas, ainda em desenvolvimento, iniciadas pelo legado deixado pelo cientista inglês Charles Robert Darwin. Em suas pesquisas, ocorridas no século XIX, Darwin procurou estabelecer um estudo comparativo entre espécies aparentadas que viviam em diferentes regiões. Além disso, ele percebeu a existência de semelhanças entre os animais vivos e em extinção.

    A partir daí ele concluiu que as características biológicas dos seres vivos passam por um processo dinâmico onde fatores de ordem natural seriam responsáveis por modificar os organismos vivos. Ao mesmo tempo, ele levantou a idéia de que os organismos vivos estão em constante concorrência e, a partir dela, somente os seres melhores preparados às condições ambientais impostas poderiam sobreviver.

    Contando com tais premissas, ele afirmou que o homem e o macaco teriam uma mesma ascendência a partir da qual as duas espécies se desenvolveram. Contudo, isso não quer dizer, conforme muitos afirmam, que Darwin supôs que o homem é um descendente do macaco. Em sua obra, A Origem das Espécies, ele sugere que o homem e o macaco, devido suas semelhanças biológicas, teriam um mesmo ascendente em comum.

    A partir da afirmação de Charles Darwin, vários membros da comunidade científica, ao longo dos anos, se lançaram ao desafio de reconstituir todas as espécies que antecederam o homem contemporâneo. Entre as diferentes espécies catalogadas, a escala evolutiva do homem se inicia nos Hominídeos, com mais de quatro milhões de anos.
    2- que deus fez a natureza e ela deve ser do geito que ele fez, mesmo o homen modificando ela ainda terá o seu geitinho de deus.

    ResponderExcluir
  10. na minha opiniao eu acho q todo mundo quer saber qual é o seu destino, quer responder perguntas do universo.
    cada vez mais o ser vem evoluindo de forma bem acelerada e eu acho q algumas coisas quem vem sendo criadas só prejudicou a terra como bombas nucleares, drogas, armas, etc.
    cada vez mais o homem vem criando mais e mais coisas algumas boas e outras ruins mas eu acho q nao foi muito bom vim criando cada ves mais coisas porque varios animais ja entraram em extinçao por causa do homem e se continuar não ira demorar para nós mesmo entrar em extinção
    essa é minha opiniao sobre criasionismo e evolucionismo.

    ResponderExcluir
  11. 1-Qual a Diferença de Eriacionismo e Evolucionismo?
    No criacionismo, Deus fez Adão, Eva ele fez da costela de adão. Dai eles tiveram filhos e povoaram o planeta..já no evolucionismo(é a q eu acredito) os seres vivos se originaram de microorganismos a mto tempo atrás..e apartir desses organismos ocorreu uma evolução..o evolucionismo.

    2- Qual é sua opinião sobre a seguinte colocação: "tudo na vida e na natureza pode evoluir e se modificar segundo leis naturais e físicas. Porém, isso não exclui a presença divina no Universo e nas leis que o regulam".
    Sim tudo se modifica com o tempo, todos afirmam isto. Até o universo se modifica, nos tempos de hoje o universo esta muito diferente do que era antes, por causa das poluições e o descuidado do homem. Porem as leis nao mudam.
    Junior Frigeri 8° série

    ResponderExcluir
  12. 2-as criaturas evoluem conforme nessessario e a fisica consegue comprovarisso mas as coisas que ela nao consegue comprovar algumas coisas e essas coisas pode ser que deus q fassa.
    1-o texte diz que quando a ciencia descobrio as coisas nao descarta a possibilidade de um deus existir e na minha opiniaão existe um poco de cada no universo

    ResponderExcluir
  13. 2-as criaturas evoluem conforme nessessario e a fisica consegue comprovarisso mas as coisas q ela n consegue comprovar algumas coisas e essas coisas pode ser q deus q fassa.
    1-o texte diz q quando a ciencia descobrio as coisas n descarta a possibilidade de um deus existir e na minha opiniaão existe um poco de cada no universo
    a diferença entre os 2 é que os mitos muitas vezes so são lorotas porem nao se pode descataar todos e a ciencia alguns podem nao comcoradar mas a realidade é que geralmente ela esta serta

    ResponderExcluir
  14. Criacionismo e Evolucionismo

    Henrique 8ª série

    Uma das maiores discussões que até hoje é algo polêmico e de diferentes concepções é questão a respeito da origem do homem e o porquê de nós sermos a tão diferentes dos animais. As duas principais teorias que explicam a origem do homem são o criacionismo e o evolucionismo.

    A Bíblia Sagrada, mais especificamente no livro de Gênesis, narra toda a história da origem de tudo que há ao nosso redor, inclusive a origem do homem. O primeiro versículo da Bíblia já diz: No principio criou Deus os céus e a terra. Essa é a idéia central do criacionismo, de que Deus criou todas as coisas, inclusive o homem.

    Diferentemente do criacionismo, o evolucionismo, fruto de um conjunto de pesquisas iniciadas pelo legado deixado pelo cientista Charles Darwin, afirma que o homem é resultado de uma longa evolução iniciada há cerca de 5 milhões de anos atrás, desde os Hominídeos até o Homo sapiens, que corresponde ao homem com suas características atuais.

    Acho que hoje, as duas estão evoluindo, crescendo bastante, uma está quase contra a outra porque cada uam tem sua opinião e geito de resolver e entender as coisas.

    ResponderExcluir
  15. Guilherme, 8ª série
    1- Faça uma pesquisa e exponha sua
    compreensão sobre os dois principais conceitos referentes às narrativas da criação do mundo: criacionismo e evolucionismo.
    2- Qual é sua opinião sobre a seguinte colocação: "tudo na vida e na natureza pode evoluir e se modificar segundo leis naturais e físicas. Porém, isso não exclui a presença divina no Universo e nas leis que o regulam".

    1-O criacionismo e o evolucionismo são duas propostas contraditórias que dizem respeito à ocorrência temporal de um fenômeno: a origem do homem. (retiradado da internet).
    Na minha opinião o criacionismo é algo criado que vem desde cedo com a história de Adão e Eva, um mito sem comprovação, não se sabe se é verdade mas se pensa que pode ter acontecido.
    Evolucionismo é uma evolução sem ser criado mas sim comprovado, como as caravelas de antigamentes, e hoje navios enormes, não é um mito de que o barco flutua, é comprovado.

    2-Que tudo no mundo pode mudar e muitas coisas são comprovados mas tem coisas que são só mitos e são acreditados por muita gente.

    ResponderExcluir
  16. Resposta 1

    Criacionismo é o termo que usa a noção genérica de uma ou mais entidades inteligentes para explicar, por trás de uma série de eventos, a origem do Universo, da vida na Terra ou das próprias espécies.

    Evolucionismo entende-se por evolução a adaptação dos seres vivos às alterações ocorridas no meio ambiente.

    Resposta 2

    Quando evoluimos naturalmente, de maneira alguma excluimos o poder divino. Ja quando evoluimos materialmente, podemos dar mais ouvidos para a sociedade, querende sempre mais bem materiais, e deixando de crer em Deus.

    ResponderExcluir
  17. criacionismo e evolucionismo:
    o criacionismo é a teoria religiosa em ralação a origem do mundo. Que foi Deus quem criou o mundo, como diz a bíblia “No principio criou Deus os céus e a terra”.Essa é a idéia principal idéia que Deus criu tudo inclusive o homem.
    Evolucionismo é a teoria da evolução. De acordo com essa doutrina, cada espécie animal ou vegetal teria sido criado independentemente por ato divino.

    ResponderExcluir
  18. Criacionismo é um termo de entidades que é seguido por séries para explicar a origem do Universo. O criacinosmo afirma que o mundo se formou por criação.
    Evolucionismo e também um termo e de entidades que também tenta explicar a origem do Universo. Mas o Evolucionismo defende a idéia de evolução, que o mundo foi criado por evoluções que aconteceram.

    Criacionismo X Evolucionismo
    O criacionismo e o evolucionismo são duas propostas contraditórias que dizem respeito à ocorrência temporal de um fenômeno: a origem do homem.
    Mesmo sabendo sobre o Evolucionismo e suas idéias, há pessoas que ainda acreditam nas forças divinas, pois as coisas são confusas
    e fica difícil de saber quem está falando a verdade.

    ResponderExcluir
  19. 8 serie
    valquiria.

    Evolucionismo
    A teoria da evolução, também chamada evolucionismo, afirma que as espécies animais e vegetais, existentes na Terra, não são imutáveis.
    Criacionismo é um termo que incorpora todas as crenças de que as origens do universo e da vida são atribuíveis ao sobrenatural e a meios milagrosos.
    Sim tudo pode ser evoluído no mundo hoje em dia. Mas isso não nega a existência de uma força devida por trás disso.

    ResponderExcluir
  20. Ingrid Girardi, 8ª série

    Resposta 1: O criacionismo é uma teoria religiosa sobre a origem do universo. O criacionismo não é necessariamente conectado a nenhuma religião. Ele simplesmente exige a crença em um Criador. Milhões de cristãos e não-cristãos acreditam que haja um Criador do universo e que teorias científicas como a teoria da evolução não seja conflitante com a crença em um Criador. Entretanto, fundamentalistas cristãos como Ronald Reagan, se apoderaram do termo "criacionismo" e agora é difícil se referir a criacionismo sem ser entendido como referente a fundamentalistas cristãos que interpretam as histórias de Gênesis como relatos precisos da origem do universo e da vida na Terra, e acreditam que o Gênesis é incompatível com a teoria do Big Bang e a teoria da evolução.


    Resposta 2: Mesmo que haja evolução devemos acreditar em um ser divino para termos uma visão diferente de outras teorias.

    ResponderExcluir
  21. O MUNDO FOI DEUS QUE CRIOU VCS SÃO TODOS CEGOS!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é ,O mundo foi Deus que criou,pois não tem explicação para tanta maravilha e perfeição ,para tudo que existe na terra,Só Deus foi e é capaz de fazer tudo o que temos .

      Excluir
    2. Ok foi Deus que criou mais ai nos deparamos com várias outras perguntas. Quem criou Deus ? O que seria Deus ? Um ser humano ? De onde ele veio ? Fala-se muito de Deus, mas pouco sabemos dele.

      Excluir
    3. Ok foi Deus que criou mais ai nos deparamos com várias outras perguntas. Quem criou Deus ? O que seria Deus ? Um ser humano ? De onde ele veio ? Fala-se muito de Deus, mas pouco sabemos dele.

      Excluir
  22. Poisé, ao certo ninguém sabe de onde viemos...

    ResponderExcluir
  23. eu simplesmente keria saber de onde veio o mundo???? ke o mundo e feito de ke????kem foi as primeiras coisas a existir no mundo??? e como foi ke exixtio???o ovo vem da galinha e a galinha veio do ovo e nunca mais parava ne???

    ResponderExcluir
  24. na real... q ninguem nunca vai saber!!!

    ResponderExcluir